Grupo protesta contra falha no atendimento na morte de menina em Pinda

Mãe acusa Santa Casa de negligência; criança de quatro anos morre por pneumonia

Manifestantes cobram respostas em frente à Prefeitura, após morte de menina em Pinda (Foto: Laís Silva)
Grupo de manifestantes cobram respostas em frente à sede da Prefeitura, após morte de menina em Pindamonhangaba (Foto: Laís Silva)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

A Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba anunciou na manhã da última sexta-feira, que formará uma comissão para investigar a denúncia de negligência no atendimento a uma criança de quatro anos. A menina morreu de pneumonia no Pronto Socorro. O caso gerou comoção na cidade e motivou a realização de um protesto em frente à Prefeitura.

Em entrevista a imprensa regional, a mãe da pequena Natacha de Souza a dona de casa Eliandra Aparecida, relatou que a criança começou a passar mal na noite da última segunda-feira. Além de febre, ela apresentava irritação na garganta e tosse forte.

Preocupada, a mãe levou a filha até o Pronto Socorro do distrito de Moreira César, onde foi medicada e recebeu orientação par tomar ir para a casa e tomar remédios de tosse. Mesmo após ser medicada pela mãe, a criança novamente passou mal e chegou a desmaiar. Levada novamente ao Pronto Socorro de Moreira César, ela foi submetida a um exame de radiografia do pulmão, que constatou uma anormalidade que provavelmente seria pneumonia.

Transferida para o Pronto Socorro Municipal de Pindamonhangaba, gerido pela Santa Casa, Natacha tomou soro por cerca de seis horas. Na sequência, ela foi encaminhada para um quarto onde permaneceu em repouso e não tomou mais nenhuma medicação.

A mãe afirmou ainda que a criança, que se queixava de dores na região abdominal e no braço, não foi atendida pelas enfermeiras, mesmo sendo chamadas inúmeras vezes.

Já no final da madrugada, por volta das 3h, uma enfermeira foi ao quarto e constatou que a criança estava com o pulso baixo e desacordada. Um médico foi chamado e verificou que a paciente já estava morta.

De acordo com o laudo médico, a causa do óbito foi pneumonia e choque séptico (falência circulatória aguda de causa infecciosa). O corpo de Natacha foi enterrado na tarde da última quarta-feira.

Em nota oficial, a Prefeitura afirmou que está apurando o caso junto à Santa Casa de Misericórdia. Já a entidade anunciou que e a morte da criança será investigada por uma comissão, que em até vinte dias emitirá um parecer.

Guardas municipais fazem a segurança em frente à Prefeitura, durante manifestação nesta sexta-feira (Foto: Laís Silva)
Guardas municipais fazem a segurança em frente à Prefeitura de Pinda, durante manifestação nesta sexta-feira (Foto: Laís Silva)

Protesto – Na tarde da última sexta-feira, um grupo de cerca de cinquenta manifestantes se reuniu em frente à Prefeitura para protestar contra as falhas no atendimento que levou a morte de Natacha. O movimento foi marcado por um tumulto, quando parte das pessoas presentes tentaram invadir o prédio.

A situação foi controlada pela Polícia Militar e guarda civis municipal, que faziam a proteção em frente ao prédio.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?