Golpista se passa por padre em Pinda

Estelionatários fazem compras em nome de paróquia; lojas de Taubaté e Caçapava também são lesadas

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Após lesar diversas lojas de materiais de construção e igrejas da região, um golpista, que se passa por padre, está sendo procurado pela Delegacia Seccional de Policia Civil de Taubaté.

O falsário e outros criminosos geraram prejuízos para dois estabelecimentos comerciais de Pindamonhangaba, após se passarem como representantes da Paróquia São Vicente, do distrito de Moreira César.

De acordo com a Delegacia Seccional de Policia Civil de Taubaté, além de Pindamonhangaba, os criminosos recentemente aplicaram golpes em Taubaté e Caçapava.

Se apresentado como “Padre José”, o golpista liga para as lojas de materiais de construção, que possuem o cadastro das igrejas, e encomenda diversos produtos, principalmente os que contêm fio de cobre, em nome da diocese. Na sequência, um grupo de criminosos que se passam como colaboradores do “Padre José”, retiram os materiais das lojas. O crime só é descoberto após o estabelecimento emitir as notas fiscais eletrônicas.

De acordo com a Paróquia São Vicente, em setembro, ela foi informada que deveria pagar mais de R$ 2 mil em materiais de construção que haviam sido encomendados pelo “Padre José”. Já em janeiro, outra loja entrou em contato com a paróquia cobrando o pagamento de também quase R$ 2 mil. O caso foi parar na Justiça, e a primeira audiência do processo será realizada na próxima semana.

Segundo a Delegacia Seccional, o último registro da ação dos estelionatários na região ocorreu no último dia 3, em Caçapava, onde os criminosos se passaram como membros da Paróquia Vera Cruz.

A principal linha de investigação da Polícia Civil é de que os criminosos possuam informações privilegiadas, já que eles sabiam quais igrejas tinham contas nas lojas de materiais e como costumavam realizar o processo de compra.

Até o fechamento desta edição, os golpistas não haviam sido identificados.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?