Festival reúne cultura tropeira neste final de semana em Pinda

Programação de evento conta com shows, exposições e ampla praça de alimentação da gastronomia regional

Estrutura para apresentações artísticas e exposições, neste fim de semana, em Pindamonhangaba, que terá ainda praça de alimentação com pratos típicos da cultura tropeira (Foto: Divulgação)
Estrutura para apresentações artísticas e exposições, em Pinda, que terá ainda praça de alimentação com pratos típicos da cultura tropeira (Foto: Divulgação)

Juliana Aguilera
Pindamonhangaba

O final de semana será de comidas típicas, shows, cavalgadas e toda cultura tropeira em Pindamonhangaba. A Prefeitura realiza até domingo o 2º Festival Tropeiro do Vale do Paraíba. Com entrada gratuita, as atividades do festival acontecem no Parque da Cidade, a partir das 18h.

Entre as atrações cavalgada, shows, prova dos três tambores, mini fazenda, missa sertaneja, museu tropeiro, concurso Rainha do Tropeiro e feira de artesanato.

Para esta edição, a Prefeitura realizou uma obra de galeria com a implantação de rede de esgoto e ramal de água no local. Com o fornecimento de água e saneamento, o parque poderá atender a outras festividades da cidade. O evento também conta com um galpão 20x50m para a praça de alimentação, dois ranchos tropeiros, feira da barganha e equoterapia.

A diretora do Turismo, Ana Lúcia Araújo, destacou que a festa resgata a tradição tropeira e tem atrações para os públicos de todas as idades. “Vamos ter a prova dos três tambores, que é uma prova à cavalo que já estava extinta no Vale. São colocados três tambores que os cavalos pulam e passam em volta”, explicou.

Para as crianças haverá a mini fazenda, onde elas poderão interagir com mini animais como porco e vaca.

Já no domingo, o evento terá a famosa cavalgada, às 10h, e a missa sertaneja, às 11h30.  Ana Lúcia reforçou as diversas atividades do último dia. “Tem ainda o almoço tropeiro, seguido de shows. Às 17h, temos a dança country de uma comitiva de Taubaté e, logo depois, o show de encerramento, às 17h30, do Caju e Castanha”, elencou.

Alimentação – Segundo a diretora, serão aproximadamente trinta barracas gastronômicas de lanches, comidas típicas e doces. Cidades do Vale como Taubaté, Cruzeiro, Guaratinguetá e Jambeiro também participam da festividade com barracas de comida.

Além das comitivas de outras cidades, o evento terá vinte barracas de comida, com restaurantes como Alecrim, Colmeia, Doces da Mantiqueira, Doces da Vó Dita, famosos na cidade de Pindamonhangaba. Ana Lúcia afirmou que a gastronomia funcionará durante o dia todo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?