Feste se torna patrimônio imaterial em Pindamonhangaba

Festival Nacional de Teatro foi reconhecido como bem de valor para a humanidade; evento possui mais de quarenta edições

Atores participantes da Feste, em Pinda; evento é patrimônio imaterial da cidade (Foto: Divulgação PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

A secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba comemorou o reconhecimento do Feste (Festival Nacional de Teatro) como o primeiro Bem Cultural de Natureza do município. O movimento foi reconhecido via decreto.

Conforme o documento, o Feste passa a ser considerado como “patrimônio imaterial” e reconhecido como “Patrimônio Cultural de Pindamonhangaba”. A pasta responsável justificou que há dois anos, a lei que normatiza os tombamentos municipais foi reformulada. “A proposta de registrar o Feste foi feita pelo Conselho Municipal de Cultura e acatado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba que encaminhou para a elaboração desse decreto”, apontou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.

Desde a sua criação, o Feste conta com 44 edições, tendo também se adaptado ao distanciamento social durante os períodos mais intensos da pandemia. Uma vez que as apresentações foram transmitidas via internet. O evento reúne diversas obras de dramaturgia em diferentes pontos da cidade com exibição gratuita para a população. O ato cultural acontece anualmente no último semestre.

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) considera como patrimônio imaterial os bens culturais de natureza imaterial que reverenciam práticas e domínios da vida social, tendo em vista os saberes, modos de fazer: expressões cênicas, plásticas, músicas, etc.
“A gente percebeu que é um festival que não se resume nas apresentações, mas de muita troca e mobilização dos artistas, e cada vez mais jovens, adultos e famílias têm o Feste como uma tradição no final do ano. É algo que movimenta a cultura da cidade, portanto merecia ser reconhecido como patrimônio imaterial de Pindamonhangaba”, comentou o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Wagner Souza.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?