Escorpiões preocupam famílias de Pinda

Despejo irregular de entulhos agrava problema; criança é picada em Moreira César

Escorpião encontrado em residência no bairro Mantiqueira, no distrito de Moreira Cesar (Foto: Colaboração)
Escorpião encontrado em residência no bairro Mantiqueira, no distrito de Moreira Cesar (Foto: Colaboração)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Preocupados com o aumento da aparição de escorpiões em Pindamonhangaba, famílias de diversos bairros e do distrito de Moreira César cobram uma solução da Prefeitura. Além da aplicação de inseticidas, a população reivindica maior rigor na fiscalização contra o despejo irregular de lixos e entulhos em terrenos baldios, o que contribui para a proliferação do animal peçonhento.

Desde o último final de semana, a rotina da família da dona de casa, Michelle Bonk, 35 anos, que mora há seis meses no bairro Mantiqueira, localizado em Moreira César, é marcada por preocupação e medo.

No último dia 22, sua filha de 11 anos foi surpreendida por um escorpião enquanto tomava banho. Socorrida pela mãe, a criança, picada na mão, foi encaminhada às pressas ao Pronto Atendimento Médico do distrito, sendo atendida e liberada na sequência.

Inconformada com o incidente, além de uma solução por parte do poder público, Michelle cobrou uma maior conscientização dos moradores do bairro. “A Prefeitura tem que dar mais atenção para a população e principalmente na limpeza dos terrenos baldios. Sei que o prefeito Isael Domingues (PR) não tem culpa do pessoal jogar esses entulhos, mas tem muita gente inocente pagando pelo erro deles. Nosso bairro tem muitas crianças, que estão em perigo por causa de escorpiões, aranhas e até cobras”, desabafou a dona de casa, que revelou que desde que mora no local nunca presenciou agentes municipais realizando trabalhos preventivos na região.

O aumento da aparição de escorpiões, não é exclusividade do Bairro Mantiqueira.

A vendedora, Regina Cristina de Oliveira, 34 anos, atribui a proliferação de animais peçonhentos no Araretama ao despejo de lixo e entulhos em diversos terrenos baldios do bairro. “Os fiscais da Prefeitura têm que multar essas pessoas de outros bairros que jogam essa porcaria aqui. Eu e minhas vizinhas já perdemos as contas de quantos escorpiões achamos nos últimos dois meses. Uma delas foi picada na perna”, contou Regina, que faz coro ao lembrar da responsabilidade dos moradores. “Além de mais fiscalização e limpeza, também está faltando consciência do povo. Só quem passou por um susto desses, sabe o quanto estamos preocupadas”.

Desde o último dia 23, o aparecimento de escorpiões é um dos assuntos mais discutidos no principal grupo de debates de Pindamonhangaba na rede social Facebook, o “Pinda Cidadã – Mobilização Já”, que possui mais de 52 mil integrantes.

Em uma das postagens, que conta com quase duzentos comentários, além do Araretama e Mantiqueira, moradores do Vista Alegre, Vila Rica e Cidade Jardim relatam que desde o início de junho convivem com os constantes aparecimentos de escorpiões em suas residências.

Providências – Em nota oficial, a Prefeitura de Pindamonhangaba informou que apesar de não realizar a aplicação de inseticidas, regularmente atua na limpeza de todas as regiões. Além disso, os bairros Mantiqueira, Cidade Jardim, Araretama e Vila Rica já receberam ações do Pega-Tudo (operação de recolhimento de entulhos), e na próxima semana o serviço será executado no Vista Alegre.

A nota ressalta ainda que a “equipe de fiscalização é pequena diante da demanda da cidade, por este motivo é necessária a participação dos moradores para a fiscalização e manutenção do local”.

A população de Pindamonhangaba pode solicitar o serviço de limpeza municipal através do contato (12) 3644-5206. Já os moradores do distrito de Moreira César devem solicitar a melhoria através do (12) 3641-1116.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?