Duzentos alunos são premiados na 9ª edição do prêmio Excelência no Estudo

 

Representantes das escolas durante premiação, entre o presidente da Tenaris e o secretário de Desenvolvimento (Foto: Ana Camila Campos)
Representantes das escolas durante premiação, entre o presidente da Tenaris e o secretário de Desenvolvimento (Foto: Ana Camila Campos)

Ana Camila Campos

Pindamonhangaba

Duzentos estudantes de escolas públicas, ensino técnico e particulares de Pindamonhangaba foram contemplados pelo bom desempenho durante o ano letivo de 2014, participando da 9ª edição do prêmio Excelência no Estudo, promovido desde 2007, pela Tenaris Confab.

A entrega aconteceu na manhã desta terça-feira (9), no Clube da ADC Confab, e contou com a presença dos alunos, pais, familiares e autoridades do município.

O presidente da Tenaris no Brasil, Renato Cattalini, ressaltou a satisfação da empresa em realizar o evento, afirmando que o compromisso da Tenaris com Pinda se traduz por meio de projetos em educação, que é o ponto fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, do profissional e da comunidade.

Já o representante do grupo Techint no Brasil, Roberto Vidigal, discursou sobre os problemas sociais da atualidade e a insatisfação da população, ressaltando que ali se encontrava a “nata” dos estudantes, que têm a responsabilidade de ajudar a construir o futuro do país de uma forma participativa. “Vocês representam uma parcela daquilo que o país tem de bom”, salientou.

A dirigente Regional de Ensino, Gicele de Paiva Giudice, expressou a gratidão à empresa pela iniciativa de incentivo à educação ao que denominou de “Oscar da Educação”. “Vocês fizeram a diferença em meio à oito mil alunos. Pinda, hoje, tem o melhor desempenho acadêmico do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Sabemos que ainda temos muito a buscar, mas muito disso vem do fomento por meio do prêmio da Tenaris”, comentou.

Como representante dos alunos, a aluna Aline Aparecida César Oliveira, fez o discurso como oradora. Em sua fala, ela destacou todo o esforço empreendido por ela, que morava na cidade de Lagoinha e se mudou para Pinda, a fim de estudar em uma escola técnica. Desde o segundo ano do ensino médio, cursado na Escola Estadual Dr. Alfredo Pujol, ela ministrou aulas de reforço aos colegas durante as tardes, período que tinha livre. Atualmente, ela cursa engenharia e é patrocinada pela empresa onde trabalha.

Aline pretende, posteriormente, cursar matemática para lecionar. “Esse é um dia que jamais esqueceremos. É um marco em nossa curta carreira”, disse.

A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Pindamonhangaba, Maria Aparecida Pedroso Rocha Pena, reconheceu a Tenaris como uma das poucas empresas do município que investem em educação, e também citou o projeto que beneficia os alunos da rede pública municipal. Ela ainda parabenizou todos os premiados, incentivando para que sejam “agentes multiplicadores da cidadania”. “Temos que fazer a diferença e aplicar essa diferença no cotidiano”, acrescentou.

Sobre o prêmio

Os critérios utilizados para a escolha dos alunos são: a média mínima sendo nove em todas as matérias, frequência escolar e bom comportamento. Eles recebem um certificado e um incentivo de R$ 1.000,00 em dinheiro. Desde a primeira edição, 1.691 prêmios já foram entregues.

Dos vencedores, 127 estão recebendo o prêmio pela primeira vez, 48 pela segunda e 25 pela terceira vez. Segundo a Diretora da Escola Estadual Alfredo Pujol, Beatriz Maria Lacerda, a iniciativa ajudou a construir uma nova cultura dentro da instituição. “Aproveitando o envolvimento dos alunos com o prêmio, nós enfatizamos e trabalhamos os valores da dedicação e do esforço no dia a dia”, afirma.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?