Estado reforça contingente da Polícia Militar da região

Soldados serão distribuídos em Aparecida, Cruzeiro, Guará, Lorena e demais cidades do Vale Histórico

Thiago Datena

Região

A segurança regional receberá um reforço a partir deste mês. A Secretaria de Segurança Pública destinou para o 23° Batalhão de Polícia Militar do Interior (23 ° BPMI), sediado em Lorena, 19 novos policiais Militares. Os profissionais já participaram de uma formatura, onde mais de dois mil soldados foram incorporados à instituição em todo o Estado.

Os militares serão distribuídos em algumas cidades atendidas pelo 23° BPMI, como Aparecida, Cruzeiro, Guaratinguetá e Lorena. O efetivo também contemplará os municípios de Arapeí, Bananal e São José do Barreiro, localizados no Vale Histórico. A distribuição está sendo realizada de acordo a defasagem das subunidades, segundo a Polícia Militar.

O número que cada cidade receberá não foi divulgado pela PM, por questão de estratégia. “A Polícia Militar, assim como qualquer empresa privada, realiza o processo de substituição ou reposição da sua força de trabalho. E o nosso Batalhão tem recebido, conforme um planejamento, manter uma proporção entre todas as unidades da PM um efetivo igualitário”, explicou o capitão Ronaldo Andrade, responsável pelo setor de comunicação do 23° BPMI.

Andrade avalia que o número de homens enviado ao 23° BPMI, que atende 17 cidades, é o suficiente para a manutenção de segurança de centenas de moradores. “A Polícia Militar é um elo da corrente da segurança. Outros órgãos também têm a sua responsabilidade. A PM realiza diariamente várias prisões, muitas delas em flagrante, apreensões de drogas. Os novos policiais são mais um instrumento de combate ao crime”.

Além disso, a expectativa do capitão, é que o 23° BPMI, receba outros novos PMs. “Está previsto mais policiais chegarem. Atualmente, estamos com uma defasagem de 5% do efeito do Batalhão”, calculou.

Antes de realizar os trabalhos ostensivos e preventivos nas ruas das cidades, os policiais passam por uma interação interna, que é realizada no Batalhão da PM. Após esta etapa, os militares estão habilitados a aturem em uma das seguintes modalidades: policiamento de motocicleta, rádio patrulha ou Força Tática. “Eles passam por todas as seções do Batalhão e, ainda são encaminhados para uma entrevista. Após isso, serão direcionados para o comando geral da unidade, e em seguida, enviados para os comandos das companhias da polícia”, finalizou.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?