Com foco na acessibilidade, Pinda anuncia obras de revitalização na região central

Melhorias devem ser concluídas até o fim de outubro; serviço conta com apoio privado e federal

Matriz de Pindamonhangaba, no Centro da cidade; região receberá trabalho de recuperação em 2019 (Foto: Francisco Assis)
Matriz de Pindamonhangaba, no Centro da cidade; região receberá trabalho de recuperação em 2019 (Foto: Francisco Assis)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

 

O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PR), anunciou na última quarta-feira a realização de duas obras de revitalização no Centro. Viabilizadas através de recursos federais e da iniciativa privada, as melhorias serão feitas nas tradicionais rua dos Andradas e praça Monsenhor Marcondes.

Durante entrevista coletiva à imprensa regional no Palacete 10 de Julho, Isael e a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, explicaram os detalhes do plano de recuperação e modernização dos espaços públicos, que busca garantir mais acessibilidade a deficientes físicos e facilitar o fluxo de pedestres que frequentam a região comercial do Centro.

Prevista para começar na próxima segunda-feira, a revitalização da rua dos Andradas contará com um investimento de R$ 328 mil, proveniente de uma contribuição voluntária da empresa Nacional Indústria Mecânica, instalada na cidade no início do ano após receber da Prefeitura a doação de uma área.

Segundo a secretária de Obras e Planejamento, o serviço consistirá no alargamento das calçadas, melhorias no sistema de captação de águas pluviais (chuva), implantação de ciclofaixas e reparos na pavimentação. A via contará também com rampas que darão acessibilidade para cadeirantes e pisos podotátil (que orienta deficientes visuais),

A expectativa da pasta é que a obra seja concluída até o fim de outubro.

A revitalização da praça Monsenhor Marcondes, iniciada na última quarta-feira, contará com um investimento de R$ 214 mil, obtido através de um convênio com o Governo Federal.

Além da mesma previsão de término e de melhorias em acessibilidade que serão realizadas na rua dos Andradas, a praça contará com novos bancos e lixeiras. “Esta ação garantirá ótimas condições para os pedestres se locomoverem pela rua dos Andradas, tendo um melhor acesso para visitarem as lojas do Centro e desfrutarem de momentos de lazer na praça. É necessário destacar que apesar das modernizações na Monsenhor, manteremos seu padrão histórico, como a preservação do ladrilho central”, explicou Marcela, que ressaltou que o serviço significará um importante avanço na acessibilidade para os moradores que possuem dificuldades de locomoção e visão.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?