Com 25 mil faltantes, Pindamonhangaba estende horário de vacinação da Covid-19

Cidade busca ampliar cobertura vacinal contra o vírus; Ministério da Saúde anuncia terceira dose para população acima de 18 anos

Vacinação contra o novo coronavírus, em Pindamonhangaba; cidade tem dificuldade para reduzir índice de faltosos, que chega a 25 mil (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Com 25 mil pessoas faltantes para imunização, entre primeira e terceira dose, a secretaria de Saúde de Pindamonhangaba iniciou na última terça-feira (16) uma ação para acelerar e reforçar a vacinação na cidade até a próxima sexta-feira (19), com horário estendido até às 19h. A medida busca atingir os moradores que ainda não buscaram os postos de saúde.

Com parte dos postos atendendo em horário ampliado, a secretaria de Saúde liberou diversas unidades para que os moradores possam completar o esquema vacinal ou até mesmo receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

Para crianças e adolescentes acima de 12 anos, a imunização ocorre nos bairros Ipê 2, Cidade Nova, Nova Esperança, Ciaf (Centro Integrado de Apoio Financeiro) e praça Monsenhor Marcondes. Já para os moradores acima de 18 anos, as primeiras doses estarão disponíveis em todas as unidades, exceto Maricá. Aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal poderão procurar os postos de saúde de referência. Mais detalhes podem ser conferidos no site oficial da Prefeitura, o pindamonhangaba.sp.gov.br.

A secretaria de saúde, Ana Claudia dos Santos, fez um apelo para que os moradores compareçam às unidades de saúde. “No dia 19, estaremos com a campanha na Praça Monsenhor Marcondes, na região central com acesso fácil pra que as pessoas possam ter o ciclo completo”, ressaltou. Segundo a responsável pela pasta da saúde, cerca de cinco mil pessoas ainda não receberam a primeira dose do imunizante. Ela explicou que é necessário a colaboração dos moradores para que a cidade consiga vencer a pandemia.

Para aqueles que ainda não receberam a primeira do imunizante acima de 18 anos, segunda dose da Astrazeneca ou Coronavac e idosos acima de sessenta anos, ou em alto grau de imunossupressão, podem estar sujeitos a agendamento. Segundo o Município, o número de pessoas é inferior ao número de doses do frasco. Para evitar perda das vacinas, a unidade de saúde pode solicitar o agendamento.

Desde o início da campanha de vacinação, Pindamonhangaba imunizou mais de 130 mil pessoas. O avanço da ação já reflete na queda dos números da pandemia, desde a última sexta-feira (12), foram identificados 20 novos casos. Ao menos, 6 pacientes seguem hospitalizados para o tratamento da doença. Ainda nesta terça-feira (16), a rede privada assistência médica zerou o número pacientes internados na UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?