Câmara de Pinda absolve Professor Eric

Vereador tem processos de cassação arquivados após vinte meses de investigação

A votação da tarde desta quinta-feira, que absolveu o vereador Professor Éric (Foto: Divulgação / CMP)
Professor Eric fala na tribuna antes da votação da tarde desta quinta-feira, que absolveu o vereador (Foto: Divulgação / CMP)

Da Redação
Pindamonhangaba

A Câmara de Pindamonhangaba arquivou durante sessão na tarde desta quinta-feira (16) a CEI (Comissão Especial de Inquérito) que analisou acusações de infrações políticas e administrativas cometidas pelo vereador Eric Fabiano Sartorato, o Professor Eric (DEM). O Legislativo julgou improcedente três denúncias que envolviam o nome do parlamentar.

Em setembro de 2014, a Câmara de Pindamonhangaba instaurou uma CEI para investigar registros irregulares na equipe do vereador, com remanejamento obrigatório de parte de salários. No início do mandato, os vereadores de Pindamonhangaba tinham a permissão para contratar até dois assessores. Segundo as ex-assessoras do Professor Eric, o vereador contratou uma terceira pessoa, que trabalhava “por fora”, de maneira ilegal, com a exigência que o salário fosse composto com parte do salário das funcionárias oficiais do gabinete.

A comissão foi prorrogada, se “arrastando” por mais de vinte meses em meio, sendo julgada nesta quinta-feira com outras duas denúncias contra Eric.

O democrata também é acusado pela utilização indevida do carro oficial e a retirada de exemplares do jornal Tribuna do Norte, que trazia uma matéria sobre uma melhoria obtida através de indicação do parlamentar, de forma gratuita para a distribuição pelo município.

Votação – Após a apresentação do relatório final da Comissão, formada pelos vereadores Carlos Eduardo de Moura, o Magrão (PR), Martim Cesar (DEM) e Felipe César (PV), o processo foi arquivado.

A denúncia sobre a exigência de repasse de quantia referente aos salários dos assessores do democrata foi julgada improcedente, mesmo com a votação de 7 a 4 a favor do relatório. Para a cassação era necessário que 2/3 votassem favoravelmente ao relatório. Os parlamentares que votaram com o relatório foram: Magrão (PR), Eleandro Bolinha (PR), Cal (PTB), Dr. Marcos Aurélio (PV), Professor Osvaldo (PR), Ricardo Piorino (PROS) e Roderley Miotto (PSDB). Já os vereadores Toninho da Farmácia (PSDB), Felipe César (PV), Janio Ardito Lerario (PSDB) e Martim Cesar (DEM) foram contrários a cassação.

A segunda denúncia, sobre a utilização indevida de carro oficial, foi barrada por 7 votos a 4, com votos favoráveis a Eric de: Toninho da Farmácia, Felipe César, Janio Ardito Lerario, Cal, Dr. Marcos Aurélio, Martim Cesar e Roderley Miotto. Em contrapartida, os vereadores a favor da cassação foram: Magrão, Bolinha, Professor Osvaldo e Ricardo Piorino.

No último item do processo, relativo à retirada de exemplares do jornal Tribuna do Norte, a Casa julgou a denúncia improcedente por 8 votos a 3. Toninho da Farmácia, Magrão, Felipe César, Janio Ardito Lerario, Cal, Dr. Marcos Aurélio, Martim César e Roderley Miotto foram contra a denúncia, enquanto Bolinha, Professor Osvaldo e Ricardo Piorino foram favoráveis à acusação.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?