Assinatura de convênio barra fechamento de aeródromo de Pinda

Local recebe mensalmente cinquenta aeronaves; documento garante que pista seja utilizada até 2020

O Aeroclube de Pindamonhangaba, que teve convênio firmado com Prefeitura para operar na cidade até 2020 (Foto: Colaboração / PMP)
O Aeroclube de Pindamonhangaba, que teve convênio firmado com Prefeitura para operar na cidade até 2020 (Foto: Colaboração / PMP)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Para evitar o fechamento do Aeródromo de Pindamonhangaba, foi firmado na última semana um convênio entre a Prefeitura e o Aeroclube da cidade. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) havia determinado que o local seria proibido de receber o pouso de aeronaves caso a situação não fosse regularizada até fevereiro.

De acordo com o presidente do Aeroclube de Pindamonhangaba, Osmar Pacca, no início do segundo semestre de 2016, a Anac o comunicou sobre a necessidade de um convênio entre a associação e a Prefeitura até 8 de dezembro. Mas o até então prefeito Vito Ardito (PSDB) teria se negado a assinar a documentação necessária. “O ex-prefeito afirmou que não iria assinar o convênio porque tinha receio que fosse responsabilizado caso ocorre algum acidente no local. Esse argumento não tem o menor sentido já que não é assim que as coisas funcionam. Após ser eleito, Isael Domingues (PR) se prontificou de nos ajudar a resolver este impasse”, explicou Pacca.

O presidente do Aeroclube revelou ainda que após o encaminhamento de um pedido para a Anac em novembro, o órgão prorrogou o prazo final para a regularização do caso, passando de 8 de dezembro de 2016 para até o fim de fevereiro deste ano.

Na última segunda-feira, Domingues e Pacca assinaram o convênio que garantirá que o aeródromo continue operando até 2020.
Além de receber mensalmente o pouso de cerca de cinquenta aeronaves particulares, o aeródromo abriga 22 aviões de pequeno porte. “O fechamento daqui seria uma grande perda para a cidade, já que nestes mais de setenta anos de atividade além de empresários que visitam a cidade para acertarem investimentos, já chegamos a receber até o pouso de uma UTI Aeromédica que veio prestar um atendimento de urgência”, ressaltou o presidente do Aeroclube.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?