Após parceria, periferia de Pinda ganha rede de esgoto

Da Redação
Pindamonhangaba

Em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a Prefeitura de Pindamonhangaba lançou na última terça-feira a obra de construção de uma rede coletora de esgoto que atenderá três bairros. A iniciativa, que conta com um investimento de R$ 3,2 milhões, busca elevar a qualidade de vida de mais de seiscentas famílias.

De acordo com um levantamento divulgado em fevereiro pelo Ministério das Cidades, 42,4% dos moradores de áreas urbanas brasileiras não tinham acesso à rede de esgoto até 2014. O secretário nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Ferreira, revelou que devido à falta de recursos financeiros, proveniente da crise econômica que atinge o País, não será possível cumprir uma a meta estabelecida no início do mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), de conectar 93% da população à rede de coleta até 2033.

As mais de seiscentas famílias que moram nos bairros Bonsucesso, Queiroz e Kanegae, em breve deixarão de “engordar” a estatística de brasileiros sem acesso à rede de esgoto.
A construção da rede coletora atenderá os três bairros.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços, José Antônio Rodrigues, a Sabesp cederá todos os materiais, avaliados em R$3,2 milhões, para a instalação da rede. Em contrapartida, a Prefeitura será responsável pela mão de obra. “Esta obra proporcionará uma mudança considerável na qualidade de vida dos moradores destes três bairros, que até então sofriam com a falta de saneamento. Estávamos há um bom tempo buscando viabilizar esta melhoria, mas agora graças à parceria com a Sabesp, poderemos dar este importante avanço”.

Rodrigues destacou que a construção da rede coletora trará outras melhorias ao município. “Representará uma melhora acentuada na questão ambiental, já que o esgoto proveniente destas residências não precisará ser mais descartado em fossas e até mesmo em córregos que cortam esta região do município”.

Sabesp – A reportagem do Jornal Atos procurou a gerência da Sabesp de Pindamonhangaba, mas até o fechamento desta edição nenhum responsável retornou aos contatos. De acordo com o cronograma, a obra deve ser iniciada até em agosto. Em relação a conclusão do serviço, o secretário de Obras e Serviços, José Antônio Rodrigues, afirmou que devido às questões burocráticas, que deverão ser efetuadas durante a obra, não é possível estabelecer um prazo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?