Após anulação de edital, Pindamonhangaba inicia descentralização da coleta de exames

Medida evita deslocamento até o Laboratório Municipal; Araretama e Moreira César são beneficiados

Pacientes da rede pública de Pindamonhangaba; Prefeitura deu inicio ao processo de descentralização do serviço de laboratório na cidade (Foto: Arquivo Atos)
Pacientes da rede pública de Pindamonhangaba; Prefeitura deu inicio ao processo de descentralização do serviço de laboratório na cidade (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Duas semanas após o Tribunal de Contas do Estado ordenar a anulação do edital de credenciamento público para a terceirização dos serviços laboratoriais e clínicos de Pindamonhangaba, a Prefeitura iniciou a descentralização do serviço de coleta do Laboratório Municipal.

A ação, que busca reordenar o fluxo e facilitar o atendimento aos pacientes que moram longe do Centro, atende os moradores do Araretama e do distrito de Moreira César.

No último dia 2, após analisar a denúncia feita pelo Comus (Conselho Municipal de Saúde), o Tribunal de Contas emitiu o parecer de que o edital de credenciamento continha diversos erros, precisando ser anulado.

O Executivo, que havia contratado a Unimed para gerir os serviços do Laboratório Municipal, foi obrigada a reassumir o comando da unidade.
Na tentativa de reorganizar o fluxo de atendimento no Laboratório, a Prefeitura decidiu descentralizar a coleta das amostras humanas.

Os pacientes de Moreira César foram os primeiros a serem beneficiados pela mudança, passando a agendarem o atendimento no Cisas (Centro Integrado de Saúde e Assistência Social). De acordo com o Município, em média cem moradores são atendidos diariamente no local.

Já na última semana foi a vez das famílias do Araretama passarem a serem   atendidas próximas às suas casas. De acordo com a secretaria de Saúde, nessa fase de implantação, a coleta no bairro é centralizada no posto do Nova Esperança, o Araretama 1.  “O agendamento dos exames é realizado logo após a consulta com o médico, pelo próprio posto do bairro onde a pessoa passou. A equipe da unidade é que faz todo o procedimento, não sendo necessário que o paciente vá até a unidade de coleta para marcar”, explicou a diretora de Saúde, Mariana Prado. “O agendamento eletrônico é uma maneira de organizar o atendimento, beneficiando o paciente, que só vai se deslocar no dia e horário da coleta agendada”, completou.

Para o prefeito Isael Domingues (PR), a iniciativa já vem resultando em consideráveis melhorias ao atendimento da população que mora em regiões mais afastadas. Além disso, a mudança também provocou uma melhor organização no Laboratório Municipal. “Estamos avaliando este processo de descentralização, e com o sucesso da iniciativa, a intenção da Prefeitura é expandir ainda mais o atendimento, abrangendo outras regiões da cidade, pois um atendimento mais próximo da população é uma das metas de nossa gestão”.

Terceirização – Após a anulação do edital de credenciamento para a para a terceirização dos serviços laboratoriais e clínicos de Pindamonhangaba, a Prefeitura recorreu judicialmente contra a decisão do Tribunal de Contas do Estado. Na ocasião, o Executivo revelou que ficou surpreso com a anulação, pois outros municípios já adotaram esse modelo que permite contratação de empresas privadas para a prestação de serviços laboratoriais e clínicos.

O Município aguarda o julgamento do recurso, que ainda não tem data para ser analisado pelo Judiciário.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?