Vereadores de Pinda seguram aumento de cadeiras na Câmara

Pressão popular faz Toninho da Farmácia extinguir proposta

Vereadores retiraram a proposta de aumento de cadeiras na Câmara
Vereadores acompanham sessão em que pretendia-se alterar o número de parlamentares; Legislativo segue com onze (Foto: Assessoria CMP)

Fábio Seletti
Pindamonhangaba

O projeto que aumentava de 11 para 17 cadeiras no Legislativo de Pindamonhangaba foi frustrado na sessão desta semana. Um entendimento entre parlamentares decidiu por retirar o texto da pauta de votação para evitar resistência da população.

O texto que sugeria o aumento de vereadores chegou a ser votado e aprovado em primeiro turno no dia 27 de agosto. No entanto, a retirada da Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELOM) foi articulada por meio de um requerimento.

Na votação da PELOM, Janio (PSDB), Martim Cesar (DEM) e Cal (PTB) foram os vereadores que votaram contra a proposta do aumento de cadeiras.

O vereador Cal justificou seu voto contra afirmando: “No momento não dava para aumentar o número de vereadores”, fazendo referência à crise econômica. Também relatou que “os próprios partidos ficaram contra o projeto”. Além disso, explicou que havia sentido uma rejeição por parte da população.

Mudança nos rumos do projeto – Uma semana após a votação, Toninho da Farmácia (PDT) fez um requerimento solicitando a retirada do projeto. De acordo com o vereador, que também é o autor da propositura, ele não poderia mais retirar a proposta, pois havia sido aprovada anteriormente no plenário. O caminho encontrado por ele, seguindo as instruções do jurídico da Câmara, foi fazer um requerimento que previa a retirada do texto.

De acordo com o vereador, quando criou a proposta, acreditava que teria apoio da população, das associações de bairro e dos presidentes de partido. Mas, segundo ele, não foi isso que ocorreu. “De cada dez pessoas que conversava, nove eram contra”, explicou. Dessa forma, preferiu retirar o projeto.

Outros vereadores também mudaram suas posições. O requerimento que aprovava a retirada de votação da proposta de emenda foi aprovado nessa segunda, por unanimidade. Com isso, a votação da PELOM foi prejudicada e a Câmara permanece com onze vereadores para a próxima legislatura.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?