Vereadores aprovam prazo para consultas e exames de idosos na saúde de Lorena

Projeto prevê trinta dias como tempo limite para agendamento; proposta segue para sanção do prefeito

Pacientes esperam atendimento em posto da rede municipal de Lorena; projeto quer limite de tempo (Foto: Arquivo Atos)
Pacientes esperam atendimento em posto da rede municipal de Lorena; projeto quer limite de tempo (Foto: Arquivo Atos)

Rafaela Lourenço
Lorena

O trabalho para tentar amenizar os atrasos no atendimento de saúde aos idosos passaram a contar com um reforço em Lorena. Após três meses de espera, a Câmara aprovou o projeto que estipula um prazo de agendamento de consultas e exames para pessoas acima de 65 anos. A proposta seguiu para sanção do prefeito Fábio Marcondes (PSDB).

A proposta de autoria do vereador Careca da Locadora (PV) determina que todas as pessoas acima de 60 anos, que derem entrada ao SUS (Sistema Único de Saúde) e necessitem de um procedimento mais elaborado, terão até trinta dias para receber uma resposta da Prefeitura, sobre data e horário de atendimento como a realização de exames específicos ou passar por consulta médica especializada.

Inicialmente, o documento protocolado na Câmara em agosto estipulava um prazo de apenas dez dias para os novos procedimentos, mas o vereador Pedro da Vila Brito (PTB) protocolou uma emenda modificativa, alterando para trinta dias com a justificativa de haver grande demanda de atendimentos no município. A emenda e o projeto foram aprovados por unanimidade.

Careca afirmou que a elaboração da proposta foi motivada pela grande procura de idosos questionando a demora para agendamento como de oftalmologia e oncologia no município. “Esse projeto vem pra dar um apoio maior para os idosos, que devido a idade, têm uma saúde mais fragilizada e necessitam de mais atenção e rapidez no atendimento”, comentou.

Questionado sobre a demora na tramitação dentro da Câmara, com a entrada do projeto por diversas vezes na ordem do dia e não em votação no plenário, o vereador prejudicado pelo atraso acredita que seja necessária realizar duas sessões por semana, ao invés de uma. Careca protocolará em 2018 um projeto solicitando a alteração do regimento para duas sessões em Lorena, uma na segunda e outra na quinta-feira. “Temos um Legislativo atuante com muitos vereadores que apresentam projetos, moções, e o tempo não é adequado e sim insuficiente. Por isso estamos consultando alguns pares e provavelmente no início do ano protocolaremos esse projeto de duas sessões”.

Sobre os recorrentes vetos enviados pelo chefe do poder Executivo, o autor da proposta acredita que este passe pelo crivo da Prefeitura, mas demonstrou compreensão as atitudes de Marcondes. “Temos que respeitar que a prefeitura possui seu corpo jurídico e analisa todos os projetos que chegam. Com certeza se for vetado, esperamos que o prefeito entre com um novo projeto mais adequado, que será aprovado pela Casa de Leis”, salientou Careca.

Após aprovação, projeto agora espera sanção do prefeito Fábio Marcondes.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?