Sylvio Ballerini bate Marietta e vence eleições em Lorena

Tucano desbanca quatro concorrentes para garantir mandato ao lado do irmão; eleição tem ausência de mesários

Ballerini comemora com eleitores a vitória neste domingo; tucano recebeu 54% dos votos (Foto: Assessoria de Imprensa)

Lucas Barbosa
Lorena

Em sua terceira tentativa, Sylvinho Ballerini (PSDB) foi eleito prefeito de Lorena neste domingo (15). Com o apoio de 54% dos eleitores, o tucano em seu primeiro mandato, terá como vice o próprio irmão, Humberto Ballerini, além de contar com maioria na Câmara.

Apesar de contar com um eleitorado de 64.197 pessoas, distribuído por 167 sessões, o pleito recebeu os votos de apenas 47.932 moradores.

Assim como nas demais cidades do país, a eleição em Lorena contou com as medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19). Outro fato que marcou o pleito, foi a ausência de cerca de cinquenta mesários, o que causou filas em diversos colégios eleitorais.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ballerini foi eleito o novo chefe do Executivo ao conquistar 23.530 votos, atingindo o índice de 54%. Já a segunda colocação, foi ocupada pela atual vice-prefeita, Marietta Bartelega (DEM), que obteve 16.690 votos, correspondendo a 38,30% do total.

Escolhido por 1.416 eleitores, Daniel Munduruku (PCdoB), foi o terceiro candidato mais votado, alcançando 3,25%.

Na sequência, aparece Beto Múcio (PRTB) com 1.284 votos, o equivalente a 2,95%. Já na última colocação, Flavia Brazuna (PT) foi selecionada por apenas 656 moradores, totalizando 1,51%.

Sem apoiarem nenhum dos candidatos, 2.475 moradores votaram nulo, referente a 5,16%, e outros 1.881 em branco, correspondendo a 3,93%.

Ao receber o anúncio sobre sua vitória, Ballerini realizou um live em sua página no Facebook em que revelou sua expectativa em assumir o Município. “A campanha foi muito complicada, pois ocorreram muitas mentiras e tínhamos dificuldade em rebate-las, mas Deus é tão bom que 23.530 eleitores nos apoiaram. A população precisa de alguém que cuide dela e certamente trabalharemos para isso. Esperamos ter um ambiente saudável com a Câmara para que possamos juntos contribuir no desenvolvimento de Lorena”.

Perfil – Irmão do ex-prefeito, Arthur Ballerini, que comandou Lorena entre 1985 e 1992, o novo chefe do Executivo, que tem 70 anos, é formado em educação física e atuou como diretor administrativo do campus de Lorena da USP (Universidade de São Paulo).

A Eleição de 2020, é a terceira disputada por Ballerini, que nos dois pleitos anteriores, realizados em 2012 e 2016, foi derrotado pelo atual prefeito, Fábio Marcondes (sem partido).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?