Santa Casa de Lorena é aprovada em análise da DRS para serviços de alta complexidade em cardiologia via SUS

Hospital busca aval para prestar atendimento da região; Departamento Regional de Saúde encaminha proposta de credenciamento para avaliação do Ministério da Saúde

Santa Casa aguarda a conclusão do processo de credenciamento (Foto: Divulgação SCML)

Lucas Oliveira
Lorena

A Santa Casa de Lorena superou no último fim de semana mais uma etapa do processo avaliativo que poderá autorizá-la a começar a oferecer serviços de alta complexidade em cardiologia para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Em nota oficial divulgada em suas redes sociais, a Santa Casa anunciou que na última sexta-feira (21) foi aprovada na vistoria realizada pela equipe técnica do DRS (Departamento Regional de Saúde) 17, órgão vinculado à secretaria estadual de Saúde e sediado em Taubaté. A aprovação ocorreu após a auditora do DRS 17, Cíntia Miranda, e as oficiais administrativas do setor de credenciamento do órgão, Luciana Campos e Magda Mariano, avaliarem a estrutura física, a composição das equipes médicas e os equipamentos das áreas de hemodinâmica, clínica cardiovascular, centro cirúrgico, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de Centro de Diagnóstico por Imagem.

Após conquistar o aval do DRS, a Santa Casa aguarda a conclusão do processo de credenciamento junto ao Ministério da Saúde. Caso a pasta federal siga o posicionamento da regional, o hospital será autorizado a oferecer assistência de alta complexidade em cardiologia aos usuários do SUS, que terão acesso a procedimentos de cardiologia intervencionista e cirurgias vascular e cardiovascular.

O superintendente da Santa Casa de Lorena, Dario Costa, comemorou o avanço de fase do processo e apontou as vantagens que o provável credenciamento trará aos moradores da região. “Quando a habilitação for concedida, os pacientes das cidades de referência poderão realizar suas cirurgias aqui na Santa Casa de Lorena, com a qualidade, a humanização e a segurança que o nosso hospital oferece. E isso não só diminuirá as distâncias e os transtornos de deslocamento para os pacientes e seus familiares, como também fortalecerá a nossa rede de saúde local”.  

O responsável técnico pelo setor de Hemodinâmica da Santa Casa de Lorena, doutor Luiz Heitor Demolinari, apontou outro avanço que poderá ser gerado pela habilitação do hospital.  “O credenciamento em alta complexidade em cardiologia é fundamental para diminuirmos o tempo de atendimento, pois mesmo com a agilidade máxima em transferências e remoções, o deslocamento mínimo para a cidade de referência mais próxima, que no caso é Taubaté, é de uma hora. Realizando os procedimentos aqui, em Lorena, aumentaremos significativamente a possibilidade de salvar vidas”.

Uma das responsáveis por receber a equipe técnica do DRS 17, a gerente de estratégia hospitalar da Santa Casa de Lorena, Elaine Virgínio, demonstrou otimismo diante da possibilidade de que o hospital conquiste em breve o aval federal. “A junção de instalações adequadas, equipes competentes e tecnologia de ponta nos enche de confiança e entusiasmo frente à habilitação do serviço junto ao SUS, o qual será um marco importante, abrindo novas oportunidades para a Santa Casa e garantindo benefícios significativos para Lorena e toda região”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *