Qualidade no atendimento dá à Santa Casa de Lorena selo “Hospital Amigo do Idoso”

Fase inicial do programa estadual destaca investimento em ações, cuidados e planejamento específicos para pacientes acima dos sessenta anos

Clínica na Santa Casa de Lorena; hospital vence selo de qualidade no atendimento a idosos (Foto: Reprodução)

Da Redação
Lorena

O trabalhando realizado pela Santa Casa de Lorena para garantiu melhor atendimento aos pacientes idosos foi reconhecido com o “Selo Inicial Hospital Amigo do Idoso”, instituído pelo Governo do Estado e entregue à instituição na última semana. O objetivo é incentivar a qualificação nos cuidados com pessoas acima de sessenta anos nos serviços públicos e privados.

A entrega do certificado foi realizada durante cerimônia na secretaria de Estado da Saúde, em São Paulo. O hospital aderiu em 2022 ao programa “São Paulo Amigo do Idoso” e começou a desenvolver uma série de ações obrigatórias para atender de maneira mais completa e eficaz às demandas da população idosa. Esse foi o primeiro passo para a obtenção do selo inicial.

A assessora de relacionamento da Santa Casa, Ana Julia Aquino, ressaltou avanços desde que a direção assinou o termo de adesão para participar do programa. “Por exemplo, o projeto das rodas de conversa com foco na alta responsável, conduzida por uma equipe multidisciplinar e direcionada para os acompanhantes e cuidadores. Em termos de estrutura, podemos citar as reformas das Clínicas de Internação (SUS), com mudanças que incluem a instalação de equipamentos de ar-condicionado e televisores, a aquisição de novas camas e poltronas, a pintura e substituição dos pisos, dentre outras benfeitorias”.

A assessora citou o lançamento de um edital para o ano de 2024, para a formação do Comitê Hospital Amigo do Idoso. “Este comitê contará com a participação de profissionais de todos os setores, que têm contato direto e indireto com pacientes idosos e seus acompanhantes, com o objetivo de registrar e analisar eventos adversos, de forma a identificar, implementar e acompanhar melhorias necessárias no processo assistencial”.

A Santa Casa busca agora a obtenção do Selo Intermediário. Para isso será preciso cumprir novas ações obrigatórias e eletivas. À medida que a instituição avançar nos critérios estabelecidos poderá alcançar os níveis mais elevados de certificação.

“O Selo Inicial é o reflexo de um importante trabalho multiprofissional que busca incorporar maior qualidade e eficiência na assistência ofertada aos pacientes com sessenta anos ou mais, em uma busca constante por serviços de saúde mais humanizados, integrais e adaptados às necessidades específicas dos idosos”, contou o superintendente da Santa Casa, Dario Costa.

De acordo com dados do hospital, os idosos representaram, em média, 30% dos internados nas clínicas médica e cirúrgica da Santa Casa durante o ano. Já na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cerca de 68% dos pacientes tinham 60 anos ou mais.

O certificado de Selo Inicial para a Santa Casa foi entregue pela coordenadora da área técnica de saúde do idoso da secretaria estadual da Saúde, Claudia Fló, e pela médica da área técnica da secretaria, Cristina Horta Vilar, durante a solenidade em comemoração aos dez anos de criação do Selo “Hospital Amigo do Idoso”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?