Programa Saúde na Escola de Lorena chega a 25 unidades em 2024
Agentes de saúde desenvolvem ações de atenção à saúde e prevenção de doenças na rede municipal
Andréa Moroni
Lorena
Gestores das escolas municipais de Lorena se reuniram com representantes das secretarias da Saúde e Educação, na última semana, para aprimoramento do PSE (Programa Saúde na Escola). A ação é realizada nas unidades desde 2008.
Segundo a educadora em Saúde e responsável pelo PSE, Tatiana Nunes Pazzini, o programa tem como objetivo a integração e articulação permanentes entre as secretarias de Saúde e Educação. “Ele envolve as equipes de saúde e da educação básica, com o objetivo de desenvolver ações de atenção à saúde e prevenção de doenças”.
Os temas desenvolvidos nas escolas durante o ano são: prevenção da dengue/zika virus/chikungunya, promoção da atividade física; alimentação saudável; acompanhamento nutricional e crescimento; promoção da cultura de paz e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; verificação da situação vacinal; saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; saúde bucal; saúde auditiva; saúde ocular e prevenção à Covid-19.
Tatiana explicou que neste ciclo do PSE, Lorena tem 25 escolas com adesão ao programa. “Para as escolas não contempladas no programa, a secretaria de Saúde ofertará ações com os temas de maior relevância, como vacinação, dengue e prevenção à Covid-19”, listou.