Prefeitura e Santa Casa confirmam acordo para gestão compartilhada

Executivo faz levantamento financeiro do hospital; medida busca aumento de repasses governamentais para Lorena

A provedora da Santa Casa, Paola de Gara Geronimi e o prefeito Fábio Marcondes; acordo para gestão (Foto: Arquivo Atos)
A provedora da Santa Casa, Paola de Gara Geronimi e o prefeito Fábio Marcondes; acordo para gestão (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Lorena

Na busca de repasses governamentais, a Santa Casa de Lorena e a Prefeitura decidiram formar uma gestão cooperativa para 2017. Com maior “voz” nas decisões do hospital, o prefeito Fábio Marcondes (PSDB) passa a ter mais acesso às questões do hospital, participando até mesmo da indicação da nova mesa diretora.

Durante entrevista ao programa Atos no Rádio, na última terça-feira, Marcondes revelou que após a confirmação de sua reeleição procurou a mesa diretora da Santa Casa para oferecer uma maior participação nas ações do hospital, numa espécie de gestão compartilhada. O chefe do Executivo explicou também que a tentativa de aproximação ocorreu após a notícia de que a provedora Paola de Gara Geronimi deixaria o cargo no próximo dia 24.

A iniciativa do prefeito foi vista com bons olhos pela Santa Casa, que no início do mês autorizou que um profissional indicado pelo tucano iniciasse um levantamento da atual situação financeira do hospital. “Não está havendo nenhuma sindicância. Esse profissional está levantando dados para dar um norte do que iremos fazer para a área da saúde em Lorena, principalmente em relação aos atendimentos de urgência, emergência e ambulatorial na Santa Casa”, explicou o prefeito.

Marcondes apontou ainda um problema que vem sobrecarregando as despesas do Município no custeio dos serviços de saúde. “Todos sabem que as cidades do fundo do Vale do Paraíba estão usufruindo da saúde de Lorena, e não estamos recebendo nada por isso”.

Santa Casa – Em nota oficial, a provedora da entidade, Paola de Gara Geronimi, confirmou que a mesa diretora atendeu à solicitação da Prefeitura para dividir a responsabilidade na gestão do hospital, e aceitou a indicação da Prefeitura de um profissional externo para fazer uma avaliação da situação financeira.

A provedora ressaltou ainda que entende que “a participação mais ativa da Prefeitura viabilizará repasses maiores nas esferas municipal, estadual e federal. Será uma gestão coparticipativa em que a Prefeitura participará da indicação da futura da mesa diretora”.

A nota revelou ainda que Paola continuará no cargo de provedora até a próxima terça-feira, quando será realizada uma assembleia geral extraordinária para a criação oficial da gestão compartilhada.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?