Prefeitura de Lorena inaugura creche para 185 crianças no Cidade Industrial

Unidade atende quatro bairros; outros dois centros educacionais devem ser inaugurados em 2019

O prefeito Fábio Marcondes durante inauguração de creche no bairro Cidade Industrial (Foto: Lucas Barbosa)
O prefeito Fábio Marcondes durante inauguração de creche no bairro Cidade Industrial (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Com capacidade para atender até 185 crianças de Lorena, foi inaugurado no fim da tarde da última quinta-feira o Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Pereira dos Reis, no Cidade Industrial.

A creche, que receberá estudantes de quatro bairros, foi construída através de um investimento de quase R$ 1,5 milhão, proveniente do tesouro municipal e Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Construída no encontro entre as ruas Tiradentes e Paraíba, a creche atenderá 105 alunos, de 0 a 3 anos e 11 meses, em período integral, e oitenta em regime parcial, divididos em período da manhã e tarde.

Além das crianças do Cidade Industrial, a unidade, que começou a ser edificada em 2016, receberá moradores do Santo Antônio, Vila Cida e Vila Hepacaré.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do prefeito Fábio Marcondes (PSDB), representantes do Legislativo, familiares do professor homenageado Paulo dos Reis, e moradores do Cidade Industrial.

O chefe do Executivo revelou detalhes do investimento para a construção da creche. “Por obrigação legal tivemos que colocar esta placa que indica que a obra teve o apoio do Governo do Estado, mas na verdade não teve, já que os recursos saíram da nossa cota do Fundeb, e há dois anos estávamos reservando uma parte dela para a realização da obra”.

Marcondes ressaltou ainda que existe a expectativa de que o atendimento educacional às crianças do município receba mais dois consideráveis reforços em 2019. “Estão em andamento as obras de construção de duas creches, no Santa Edwiges e Vila dos Comerciários 2, que contam com recursos do Governo Federal. Elas praticamente terão o mesmo porte da unidade do Industrial, mas com algumas diferenças arquitetônicas. Juntas, as duas atenderão trezentas crianças a partir do ano que vem”.

A estrutura da nova creche impressionou a moradora do Cidade Industrial e diarista, Daniela Aparecida Batista, 26 anos, que pretende matricular sua filha de quase um ano na unidade. “Ficou muito bonita as salas de aula, refeitório e o parquinho. Faz tempo que o bairro precisa de uma creche com mais estrutura. O governo tem que investir na educação mesmo, porque só assim para as coisas melhorarem”.

Estrutura – Além de salas de aulas e playground, a creche Professor Paulo Pereira dos Reis possui pátio coberto, lactário, fraldário, sala de amamentação, vestiários, cozinha, sala de professores, diretoria, sala de material pedagógico, lavanderia, rouparia, refeitórios, estacionamento e uma praça externa.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?