Lorena é destaque na geração de empregos

Pelo quarto ano consecutivo, região registra saldo negativo no Caged; mais de três mil vagas foram fechadas em 2017

Indústria foi setor que impulsionou Lorena, uma das cidades com destaque positivo na geração de empregos em 2017, de acordo com Caged (Foto: Arquivo Atos)
Indústria foi setor que impulsionou Lorena, uma das cidades com destaque positivo na geração de empregos em 2017, segundo Caged (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Regional

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados na última sexta-feira revelaram que o Vale do Paraíba registou em 2017 um saldo negativo na geração de empregos pelo quarto ano seguido.

Na contramão da região, Lorena foi o destaque positivo do “ranking do emprego”.

De acordo com o levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) obteve um saldo negativo de 3.506 vagas de empregos formais fechadas no ano passado.

Além de apontar que somente 22 dos 46 municípios da região tiveram saldos positivos, as estatísticas mostram que enquanto o ramo da construção civil foi o que mais fechou postos de trabalho, o comércio foi o que mais abriu.

Pindamonhangaba foi a quinta cidade que obteve o pior saldo na região. No ano passado o município teve 9.419 contratações e 9.758 desligamentos, resultando num saldo negativo de 339. O ramo de serviços liderou o número de demissões, com um saldo de -187.

Um dos moradores de Pinda que perdeu o emprego em 2017 foi o residente do Jardim Mariana, Marcelo Augusto Rodrigues, 42 anos. Após ingressar na empresa em 2010, o metalúrgico atuou em diversas funções como motorista de empilhadeira, operador de máquina e assistente administrativo. Porém, o trabalhador foi comunicado em 31 de agosto que seria demitido.

Desde então, Rodrigues vem convivendo com dificuldades financeiras e buscando uma recolocação no mercado de trabalho. “Estou procurando de todas as formas um novo emprego, até em áreas que não são a minha. Devido à preocupação, não ando dormindo direito porque moro de aluguel e tenho mais quatro pessoas para ajudar a sustentar. Tenho irmão, amigos e sobrinhos que também estão desempregados”, desabafou o metalúrgico que acredita que a Prefeitura deveria realizar parcerias para a instalação de novas empresas no município.

Além de Pindamonhangaba, também obtiveram saldo negativo as cidade de: Aparecida (-195), Arapeí (-4), Bananal (-113), Canas (-32), Cruzeiro (-284), Guaratinguetá (-12), Lavrinhas (-38), Taubaté (-455), Jacareí (-677), São José dos Campos (- 1.895) e Piquete (-35).
Em contrapartida, registram saldos favoráveis na geração de empregos Cachoeira Paulista (171) e Caçapava (42).

Contramão – Com um saldo positivo de 182, Lorena liderou o número de contratações na região em 2017. O município registrou 5.172 admissões e 4.990 demissões. A área da indústria de transformação foi a que mais se destacou, com um saldo de 183 vagas.

Para o secretário de Administração, Desenvolvimento Econômico e Turístico, Gustavo Rodrigues, o resultado positivo é fruto das mudanças implantadas pela atual gestão municipal, comandada desde 2013 pelo prefeito, Fábio Marcondes (PSDB). “Mesmo no cenário de crise econômica da época, conseguimos atrair novas empresas. Através de incentivos como a doação de áreas, tivemos a instalação de empresas de plástico, tecnologia e outros segmentos. Acreditamos que já que parte destes empreendimentos começaram a operar no ano passado, estas contratações contribuíram para que conseguíssemos obter este resultado tão expressivo no Caged”.

Mesmo sem revelar os números, Rodrigues revelou ainda que a cidade pode estar perto de registrar mais admissões em 2018. “Temos dois projetos em processo de prospecção. Um deles, que se trata de uma indústria, já está quase 99% certo e a expectativa é que seja anunciado ainda neste primeiro semestre. O outro, referente a uma multinacional, está em processo de negociação há cerca de três anos e deveremos ter uma resposta após o Carnaval”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?