Pinda e Lorena mantêm aceleração com alta de empregos

Em apenas cinco meses, Isael comemora a geração de 731 novos postos de trabalho; segundo Caged, dados lorenenses superam município de maior estrutura da região

Após pandemia, consumidores voltam a frequentar comércio de rua, contribuindo para espação de empregos (Foto: Reprodução)

Da redação
Pindamonhagaba

No mesmo mês que o Brasil registrou um saldo de 277.018 novos empregos formais, de acordo com dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Pindamonhangaba e Lorena estão entre as cidades que têm registrado alta na geração de postos.

A primeira fechou os cinco primeiros meses de 2022 gerando 731 novos postos de trabalho e se mantém entre as cidades que mais geram oportunidades na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

A informação, também do Caged, divulgada nesta semana, aponta para evolução no mercado de trabalho no mês de maio, e confirma o bom momento econômico pelo que passa o município, que revelou expectativa de atingir R$ 800 milhões no orçamento de 2022 e projeção de R$ 1 bilhão até 2024.

Em maio, Pindamonhangaba realizou 1.353 contratações e 1.129 demissões, gerando um saldo positivo de 224 novas vagas. Segundo os dados, o setor de serviços alavancou os números com 136 novas oportunidades no mercado de trabalho, seguido do setor industrial, com 107 vagas, comércio, com 14 vagas, e agronegócios, com 2 vagas. O setor da construção civil foi o destaque negativo com redução de 35 vagas.

No acumulado do ano, a geração de vagas está somando 731 novas oportunidades de emprego.

Considerando a variação média, forma mais justa de medir a geração de empregos, pois demonstra a evolução do total de carteiras assinadas em relação ao mês anterior, Pindamonhangaba aparece bem colocada na região à frente de municípios de maior porte. A cidade fechou abril com 34.036 carteiras assinadas, passando para 34.260 em fevereiro, evoluindo 0,66%.

“Os dados mostram que Pindamonhangaba acompanha a evolução crescente do Brasil e do Estado de São Paulo no reaquecimento de sua economia. E com a nossa política de atração de novos investimentos, torcemos para que o desemprego continue em queda”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto.

Para o prefeito Isael Domingues (PL), o setor de serviços vem se destacando em diversos meses seguidos em virtude da abertura de pequenos negócios que fomentam a economia. “Evidente que a indústria e o comércio têm seu destaque, mas o setor de serviços vem sendo primordial na nossa economia. Queremos apoiar cada vez mais o terceiro setor e possibilitar abertura de pequenos negócios como salão de beleza, escritório de advocacia ou contabilidade, ramo de alimentação, entre outros”, destacou.

Lorena – Assim como Pindamonhangaba, os números do Caged foram animadores para Lorena. O município administrado por Sylvio Ballerini (PSDB) mantém a indústria como um dos principais setores empregadores. De acordo com o levantamento do Caged, a cidade registrou 3,44% na evolução, com 522 carteiras assinadas entre janeiro e maio deste ano. Até o momento, o município tem levantamento superior a São José dos Campos, Taubaté, Guaratinguetá, além da própria Pindamonhangaba.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?