Pesquisa Rádio Metropolitana/Instituto Polo aponta empate técnico entre Ballerini e Marietta

Trabalho de projeção, com 5 pontos de margem de erro, consulta 440 eleitores de Lorena; índice de indecisos chega a 44,55%

Lucas Barbosa
Lorena 

Faltando apenas três dias para as eleições municipais, uma pesquisa de intenção de voto divulgada na manhã desta quinta-feira (12) pela Rádio Metropolitana e o instituto Polo Pesquisas apontou um empate técnico entre os candidatos a prefeito de Lorena, Sylvinho Ballerini (PSDB) e Marietta Bartelega (DEM). A pesquisa foi registrada junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 6 de novembro.

De acordo com a Polo Pesquisas, o estudo de projeção sobre a corrida eleitoral de Lorena possui um nível de confiabilidade de 95% e uma margem de erro de 5%.

Realizada em 8 de novembro, a pesquisa, que ouviu 440 entrevistados, foi dividida em dois métodos: espontânea e estimulada. No primeiro, que consiste em não apresentar os nomes dos candidatos aos eleitores, foi verificado que Ballerini lidera com 26,82%, seguido por Marietta, que obteve 23,18%. Devido à margem de erro de 5% do estudo, os candidatos estão tecnicamente empatados.

Com 1,59% das intenções de voto, Beto Múcio (PRTB) aparece na terceira posição. Empatados tecnicamente com Múcio, os candidatos Daniel Munduruku (PCdoB) e Flávia Brazuna (PT) tiveram respectivamente 0,91% e 0,68%.

Impossibilitado de concorrer novamente à reeleição, o prefeito Fábio Marcondes (sem partido) foi citado por 0,45% dos entrevistados. Em contrapartida, o índice de votos brancos e nulos atingiu 1,82%.

O levantamento espontâneo revelou ainda que o índice de indecisos alcançou 44,55%, apenas 5,45 pontos abaixo da soma dos votos de Ballerini e Marietta.

Na pesquisa estimulada, onde o entrevistador cita os nomes dos candidatos, Ballerini e Marietta também empataram tecnicamente. Enquanto o tucano alcançou 41,14%, a atual vice-prefeita obteve 36,36%.

Também novamente empatados, os demais concorrentes contabilizaram: Múcio (2,27%), Munduruku (2,05%) e Flávia (1,14%). Enquanto o índice de eleitores indecisos foi de 12,05%, o de que pretendem votar em branco ou nulo atingiu 5,0%.

A equipe da Polo Pesquisas perguntou também aos entrevistados qual o candidato eles acham que vencerá a eleição, independente de suas intenções de voto.

Mais uma vez empatados, Ballerini conquistou 42,95% e Marietta 40,23%.

Já os demais concorrentes registraram: Múcio (1,82%), Munduruku (0,91%) e Flávia (0,23%).

Em contrapartida, 13,86% dos consultados não souberam responder.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?