Nova rota da Estrada Real promete impulsionar turismo religioso
Projeto levará caminho religioso à seis cidades; assunto reuniu secretários do Vale do Paraíba durante evento em Lorena

Lucas Barbosa
Regional
Uma parceria entre o Instituto Estrada Real e o governo de Minas Gerias lançará em setembro o Crer (Caminho Religioso da Estada Real). A importância do novo roteiro de peregrinação, que ligará Caeté-MG a Aparecida, foi discutida durante uma reunião na manhã da última terça-feira na Casa de Cultura, em Lorena.
A proposta é impulsionar o turismo religioso no eixo São Paulo-Minas Gerais. Com a presença de representantes das secretarias estaduais dos dois estados, o encontro teve como objetivo revelar as expectativas de avanço no setor turístico e econômico que o Crer proporcionará as oito cidades que fazem parte do novo roteiro.
Além de Aparecida, os únicos municípios do estado que integram o percurso são Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena e Guaratinguetá. A reunião também foi uma oportunidade para que os presentes realizassem questionamentos e sugestões sobre o projeto.
O presidente do Instituto Estrada Real, Eberhard Hans Aichinger, explicou que a ideia de criar o roteiro foi motivada por um levantamento da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que apontou que mais de oito milhões das viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé. O estudo também revelou que praticamente a metade dos brasileiros que visitam Aparecida veem de cidades mineiras.
Aichinger destacou ainda que a iniciativa será lançada em setembro, com a “Romaria 550”, que comemora os trezentos anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e os 250 do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais.
O secretário de Cultura e Turismo, Roberto Bastos, o Totô, ressaltou a importância da reunião e a inclusão de Lorena no roteiro. “O encontro foi fundamental para que os representantes das cidades da região pudessem se aprofundar ainda mais neste projeto. A expectativa é que a nova rota proporcione um aumento de turistas que buscam conhecer as atrações religiosas e turísticas, o que consequentemente poderá refletir na economia local”.
Estrada Real – Considerada a maior rota turística do País, com 1.630 quilômetros de extensão, a Estrada Real passa por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
O percurso era utilizado pela Coroa Portuguesa, no século 17, para transportar ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.