Sujeira e entulho causam transtorno para quem mora próximo à linha férrea em Aparecida

Além do perigo ao cruzar a malha, animais peçonhentos também incomodam vizinhos

Criança brinca em área próxima à linha férrea, no Santa Terezinha; moradores de bairros de Aparecida cobram atenção da Prefeitura (Foto: Arquivo Atos)
Criança brinca em área próxima à linha férrea, no Santa Terezinha; moradores de bairros de Aparecida cobram atenção da Prefeitura (Foto: Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Aparecida

Morar próximo à linha do trem se tornou um pesadelo para famílias de Aparecida. Além dos problemas recorrentes da ferrovia, a falta de atendimento da Prefeitura também gerou reclamações entre os moradores.

A linha férrea de responsabilidade da MRS Logística corta praticamente toda cidade de Aparecida. São vários bairros, entre eles, Vila Mariana, Santa Terezinha e São Geraldo. Em todos a reclamação quanto à quantidade de lixo e entulho é a mesma, e ao longo dos últimos dias ganhou força com a falta de limpeza e o aumento das chuvas, pois consequentemente o mato cresceu com mais rapidez.

Para a dona de casa Maria Aparecida Marcondes, morar na avenida Padroeira do Brasil deixou de ser motivo de segurança. Sua casa faz fundos com a linha férrea. “Junta muito rato, barata, barata, lagartos que vão até na janela da gente, e isso tem assustado muito os moradores. Em casa não temos mais tranquilidade nem para dormir”.

A vizinha a dona Aparecida, Cristina Silva engrossa o coro das reclamações, mas vai além, acusando as autoridades, entre elas a MRS Logística de não realizar a manutenção do local com tanta frequência. “Eles simplesmente jogam veneno para matar o mato, tiram algumas coisas, mas muita coisa fica amontoada. Sequer retiram os dormentes da linha que ficam soltos”.

Elenira de Freitas mora há pouco tempo na Santa Terezinha, mas já pode notar as dificuldades que vai enfrentar. “Faz dois meses que eu moro aqui, mas o tanto de bicho que entra em casa me deixa apavorada, e o mato só cresce e o lixo continua sendo jogado e ninguém toma uma atitude”.

Não bastasse a sujeira, mato alto e o surgimento de animais peçonhentos, a preocupação dos moradores ainda continua sendo a travessia de algumas passagens de nível. Mesmo com passarelas e acessos sinalizados, muitos moradores insistem eu atravessar a linha em locais impróprios.

O trecho de maior índice de acidentes é o compreendido entre Aparecida e Taubaté. Em 2016 a região registrou sete acidentes, 30% a menos que em 2015, quando houve nove casos. Apesar disso, o número ainda preocupa.

Sobre a limpeza, a MRS Logística havia afirmado que até o final de fevereiro iria limpar o trecho de Aparecida, mas até o momento não realizou todo trabalho. Entramos em contato, mas não obtivemos resposta da empresa para saber os detalhes do serviço, nem mesmo o cronograma de ações.

A Prefeitura de Aparecida garante que não pode realizar nenhum tipo de serviço às margens da linha férrea, mas que mantém um bom relacionamento com a empresa responsável.

As autoridades garantem que é necessário também uma maior conscientização dos moradores que residem próximos, já que muito do lixo e entulho acumulado às margens da linha do trem são depositados, segundo as autoridades, pelos próprios moradores.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?