Lorena sanciona criação do Conselho Municipal da Cultura
Artistas comemoram abertura de espaço para participação em debates; secretário espera participação da comunidade
Maria Cláudia Gaspar
Lorena
O Prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini, sancionou a lei que cria o Conselho Municipal da Cultura. O órgão será um espaço aberto para discussão e implantação de políticas públicas na área cultural da cidade, com participação do poder público e da comunidade.
A lei trata de um mecanismo vinculado à secretaria de Cultura que promoverá um canal mais direto para a participação de representantes do setor cultural na definição de diretrizes e projetos.
O conselho será presidido pelo secretário de Cultura Leandro Meirinho, que atuará com outros nove membros titulares e nove suplentes. Um fórum será formado por artistas, produtores culturais e associações inscritos no sistema municipal de cultura. As atividades serão abertas para o público.
Segundo Meirinho, o conselho será deliberativo e terá a maior parte formada pela sociedade civil e outra parte indicada pela administração pública. “Para Lorena, o conselho dará sugestões acerca de elaborações de planos municipais de cultura e ações da secretaria. É o que a gestão atual planeja na prática sobre a atuação da secretaria da Cultura”.
A artista lorenense Maju Umberto, 23 anos, acredita que a inclusão de quem atua na área será benéfica para que o conselho e a comunidade compreendam a importância de dar espaço aos artistas locais. “O apoio da comunidade é muito importante para a cultura local. Estamos recebendo mais atenção pela secretaria da Cultura e está sendo maravilhoso, inclusive o apoio e admiração por parte da Prefeitura. Espero que cada vez mais tenhamos esse reconhecimento de algo que fazemos com amor e para haver melhoria, inserir artistas em eventos pela cidade seria maravilhoso”, comemorou Maju.