Lorena prepara concurso público para Educação

Após troca de secretários, pasta passa por período de transição com processo seletivo em 2016

O novo secretário Luiz Fernando, que além do concurso público, anunciou a elaboração do Plano Municipal de Educação para 10 anos (Arquivo Atos)
O novo secretário Luiz Fernando, que além do concurso público, anunciou a elaboração do Plano Municipal de Educação para 10 anos (Arquivo Atos)

Da Redação
Lorena

Os educadores de Lorena devem passar o ano com uma expectativa aumentada após a notícia de que a secretaria de Educação prepara um novo concurso para o início de janeiro. O processo seletivo para a contratação de profissionais em várias áreas ainda não foi publicado, mas já aumentou a expectativa na cidade.
A pasta foi a primeira a passar por mudanças, na reforma que o prefeito Fábio Marcondes (PSDB) deve promover para o último ano de mandato. O então vereador Luiz Fernando Almeida assumiu a secretaria.
Com uma semana de trabalhos ele já adiantou as primeiras medidas. A mais esperada, a realização do concurso. “Esse será um concurso para fechar o ciclo técnico, um concurso para tirar a política da Educação”, destacou Almeida, que assinou o edital com o prefeito na última semana.
De acordo com o secretário, os cargos são para áreas como gestores, supervisores, assistente técnico pedagógico, secretários e professores de educação especial.
A expectativa é de que o edital do concurso com 75 vagas seja publicado em janeiro.
A nomeação do vereador para a pasta gerou controvérsia. Almeida rejeitou a ideia de que sua nomeação significaria o uso político da Educação, garantindo que vai contribuir com a reformulação do setor. “Pegamos a secretaria andando bem. Conversamos com professores e funcionários e dissemos que as mudanças não irão prejudicar, pois as questões técnicas são as mesmas”.
O secretário diz que entre as diretrizes de início de trabalho, o profissional será prioridade. “Vou fazer a gestão de pessoas, além da administrativa na Educação. Com relação às escolas, já recebemos algumas delas reformadas e temos que colocar para a população de Lorena. Como vereador, recebi reclamações sobre as condições das salas, como as pinturas. Estamos acertando com o Marcos Anjos (secretário de Obras) para que todas as escolas, que ainda não receberam essa pintura, possam ser entregues na volta às aulas com totais condições”.
Professores – O novo secretário destacou que o contato com os educadores, que tiveram aumento anunciado no final do ano letivo entre 6% a 25%, será direto. “O grande norte que estamos assumindo é o diálogo com os professores, os atendendo, ouvindo, porque sabemos o quanto é importante o professor. Até porque nós estamos secretários, estamos diretores, e eles são professores”, frisou Almeida, que deve apresentar as atribuições de aulas na próxima semana. “O que cobraremos e pregamos é que os profissionais estudem. Querem ser grandes educadores, estudem, assim como em qualquer profissão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *