Lorena investe R$ 40 mil para recuper ponte em bairro rural
Passagem no Bairro das Posses é foco de obra que liga a cidade à Cachoeira; Prefeitura pretende estender serviço para moradores
Lucas Barbosa
Lorena
Principal ponto de ligação rural entre Lorena e Cachoeira Paulista, a ponte da estrada municipal do Campinho, recebe desde a última semana obras de recuperação. A iniciativa, que conta com um investimento de quase R$ 40 mil de Lorena, busca garantir mais mobilidade e segurança aos produtores agrícolas e moradores da região.
Diariamente utilizada por diversos produtores rurais de Lorena para o escoamento de mercadorias até a cidade vizinha, a ponte do bairro do Campinho apresentou sinais iniciais de comprometimento estrutural no fim do primeiro semestre do ano.
De acordo com o secretário de Serviços Municipais, Nelson Bittencourt, uma avaliação técnica apontou que o desgaste foi causado por excesso de peso, possivelmente proveniente do deslocamento de mercadorias e rações animais.
Para evitar a queda da ponte, o município abriu no início de julho um processo licitatório para a contratação da empresa que seria responsável pela recuperação estrutural da fundição do local de travessia. O certame foi vencido em agosto pela Engeply Engenharia Serviços e Suprimentos Ltda, sediada em Guaratinguetá, e que desde a última semana atua nos serviços de reforço e contenção da estrutura da passagem. “Decidimos realizar a recuperação da cabeceira da ponte, antes que ocorresse um dano estrutural ainda maior. Precisamos deste reforço, já que os produtores rurais e moradores que criam animais utilizam diariamente essa ponte para transportar quantidades altíssimas de rações e insumos”, explicou Bittencourt, que espera que a obra seja concluída até o fim do mês.
O chefe da pasta revelou ainda que em breve serão realizadas melhorias em outra importante ponte da zona rural. “Assim que concluirmos a recuperação desta passagem do Campinho, realizaremos um serviço semelhante no bairro das Posses. Nos últimos anos, investimos em diversos serviços que garantiram uma melhor mobilidade para os produtores e famílias que moram na zona rural. Também contamos com uma equipe técnica que regularmente vistoria as demais pontes do munícipio”.