Lorena faz levantamento de áreas para doação as empresas

Dois empresários já solicitaram à Prefeitura espaços para expansão; secretário acredita na chegada de novos grupos

O prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini, recebe empresários para debate liberação de áreas e expansão de negócios na cidade (Foto: Divulgação PML)

Andréa Moroni
Lorena

O prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini recebeu, nessa semana, os empresários Sandro Marongio, da Idermaq e João Carlos Medeiros, da Style Móveis Planejados. Eles solicitaram ao chefe do executivo a doação de áreas para a expansão das empresas. No encontro, também estavam presentes o vereador Beto Pereira (DEM) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Williams.

O secretário de Desenvolvimento Econômico explicou que a Prefeitura já fez um levantamento sobre as áreas disponíveis para a doação as empresas. “Faz um mês que eu assumi a secretaria e o que eu fiz nesse período foi um levantamento das áreas da Prefeitura. Nós tempos áreas que foram doadas, mas que a pessoa não cumpriu as determinações da lei. Por isso, entramos com notificações para recuperar as áreas. Já recuperamos duas áreas e localizamos algumas áreas nos bairros, onde podem ser construídos polos com seis ou oito empresas, que absorvam a mão de obra local”.

Para esses dois primeiros pedidos, Willians informou que já existem áreas para a doação. “Nós já temos conhecimentos de outras empresas que querem ampliar sua produção, mas é preciso analisar a capacidade dessas empresas de capacitação, os projetos que ela tem para que não aconteça de doar uma área sem embasamento”.

Depois da conclusão do levantamento, o secretário e o prefeito Sylvio Ballerini estão visitando algumas empresas do município. “Nós estamos levando o prefeito para visitar algumas empresas, que têm interesse em ampliar as instalações. É importante que ele conheça a fábrica, o que fabrica e a intenção desse empresário de ampliar o negócio dele”.

Willians acrescentou que se as empresas buscam por ampliar suas instalações, o número de vagas de empregos também deve crescer na cidade. “À medida que a empresa amplia o espaço, ela também vai gerar mais empregos e a prefeitura terá retorno também através de tributos”.

O secretário informou que para atrair novas empresas, a cidade tem uma lei de incentivos. “E os empresários, que estão em Lorena e que quiserem ampliar suas indústrias devem procurar a prefeitura, que serão muito bem recebidos”.

Cursos profissionalizantes – Willians disse ainda que a Prefeitura busca parcerias para oferecer mais cursos profissionalizantes para capacitar o povo. “Não adianta trazer empresas e aumentar a oferta de vagas, se não tiver gente capacitada na cidade e, daí a empresa é forçada a contratar pessoas de outras cidades”.

Outra ação da secretaria será a divulgação dos serviços do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador, Banco do Povo e do Sebrae, que funcionam no Mercadão. “Acontece que os pequenos empresários não sabem que nós temos o Banco do Povo, que oferece financiamento para a compra de maquinários. Então nós vamos divulgar a presença desses três serviços”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?