Lorena celebra São Benedito com festa na zona rural

Evento fecha o mês dedicado ao santo com estrutura montada no Pinhal Novo; evento tem shows e praça de alimentação

Festa de São Benedito; Lorena celebra evento no mês do santo (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Da redação
Lorena

Lorena é mais uma cidade da região a realizar eventos com foco nas comemorações a São Benedito, um dos mais populares personagens da Igreja Católica. Depois de Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Aparecida, é a vez da Terra das Palmeiras homenagear o santo, mas desta vez, com uma versão mais rural das comemorações.

A tradicional cultura de eventos beneditinos, comemorada regionalmente ao longo do mês de abril, tem características muito próximas à RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Durante o mês, foram realizadas uma série de festas, com destaque para Pinda e Guará, cidades onde São Benedito é o padroeira católico e a segunda-feira pós Pascoa (uma das datas comemoradas com referência ao santo dos negros) é feriado municipal. Na Terra de Frei Galvão, o evento de 2023 marcou os 266 anos da comemoração. Mas a maior festa é a de Aparecida, que recebe milhares de pessoas de todo país e chegou este ano a 114ª edição.

Já em Lorena, a fé ao santo ganha uma versão mais simples e direcionada à região rural. O evento, que neste ano será realizado entre os dias 27 e 30, terá como palco o bairro rural Pinhal Novo, prometendo reunir grande público em torno da igreja local, com uma programação religiosa contendo missas, orações, comidas típicas como os doces tradicionais de São Benedito e apresentações musicais.

Para a festa, as secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Manutenção e Serviços Municipais estão fazendo um trabalho de pintura e manutenção no local da festa e na via de acesso ao bairro.

Confira a programação completa:

Quinta-feira (27/04): 18h – Celebração Eucarística das comunidades Sertão Velho e Pinhal Novo, com o Padre Thiago.

Sexta-feira (28/04): 18h – Celebração Eucarística das comunidades São Miguel e Três Barras, com o Diácono Ronaldo.

Sábado (29/04): 18h – Celebração Eucarística da comunidade Pinhal Velho e convidados, com o Padre Marcos. 19h – Lanche + Leitão de assados e espetão. 20h – Forró do Jujú.

Domingo (30/04): 06h – Oração da manhã e Queima de fogos. 11h – Santa Missa com o Padre Luiz Gustavo. 12h – Tradicional almoço + Leitão de assados e bezerros e espetão. 15h – Show com a banda Oito Segundos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?