Lorena aguarda liberação de repasse para acabar com ‘novela’ da Lagoa do Mondesir

Local continua fechado há quase seis anos para construção de espaço público de lazer

Cercada há mais de seis anos, a lagoa do Mondesir aguarda trabalho de recuperação desde Paulo Neme (Foto: Lucas Barbosa)
Cercada há mais de seis anos, a lagoa do Mondesir aguarda trabalho de recuperação desde Paulo Neme (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Com a antiga promessa de se tornar uma área de lazer estruturada, a lagoa do Parque Mondesir segue fechada há cerca de seis anos em Lorena. Carente de opções de entretenimento, a população cobra a retomada do projeto.

Usando o argumento de que seriam feitas obras para oferecer melhores condições às famílias, que se reuniam aos finais de semana na Lagoa do Mondesir, a Prefeitura, comandada na época por Paulo Neme (PSC), ordenou em 2011 o fechamento do local. Além da colocação de grades e placas de proibição, foi construída uma casa que abrigaria um vigilante.

Desde então, o espaço acostumado a receber um grande número de crianças, esportistas e até pescadores tornou-se uma zona morta.
Com o fim do mandato de Neme, coube a Fábio Marcondes (PSDB) a missão de retomar o projeto de construção da área de lazer.

Durante entrevista ao Jornal Atos, em abril de 2013, o secretário de Planejamento Urbano, Marcos Anjos, explicou que o Município estava angariando recursos junto ao Governo do Estado para iniciar a obra.

Além da recuperação do lago, o projeto consistia em construir playgrounds, banheiros e quiosques. Na ocasião, o secretário afirmou que a expectativa era que as obras começassem no segundo semestre de 2013, o que não ocorreu.

Para o trabalhador agrícola, Miquéias Araújo, 37 anos, que mora no Olaria, o fechamento do local simboliza um retrocesso para o setor do lazer. “Além da fonte da praça, as crianças não tem nenhum outro lugar decente para se divertirem na cidade. Sinto muita falta de trazer meus filhos para jogarem bola e empinarem pipa perto do lago. Já que a Prefeitura nunca que constrói o parque, deveria pelo menos reabrir aqui do jeito que era”.

Para o administrador de empresas, Carlos Alberto Lerner, 44 anos, morador do Parque Mondesir, caso o local seja reaberto é necessário que o Município reforce a segurança no período noturno. “Os vizinhos mais antigos contam que os ladrões ficavam escondidos nas árvores do entorno da lagoa e aproveitavam para abordar os moradores que abriam a garagem. Entendo que esse espaço culturalmente é importante para a diversão do povo, mas fico preocupado do número de furtos e roubos crescer ainda mais aqui”.

Executivo – Em nota oficial, a Prefeitura ressaltou que o projeto de construção da área de lazer está pronto, entretanto o repasse Estadual ainda não foi efetuado.

O Executivo revelou que a obra terá o custo de R$ 385 mil, e a emenda governamental prevista é de R$ 150 mil, já o restante do valor será proveniente do tesouro municipal.

A Prefeitura negou que a antiga gestão tenha deixado no cofre municipal qualquer quantia de dinheiro para a continuidade da obra.
Em relação à segurança, o Executivo enfatizou que “investiu recentemente, de forma maciça na revitalização da iluminação pública do bairro, em especial na região da lagoa”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?