Lorena abre inscrição para o Conselho Tutelar

Candidatos que comprovar experiência podem concorrer ao cargo de R$ 1.800 mensais

Da redação
Lorena

A nova legislação estabelecida no Estatuto da Criança e Adolescente fez com que as cidades do país se preparassem para uma nova eleição para os cargos do Conselho Tutelar, que vai acontecer em âmbito nacional, no dia 4 de outubro de 2015. Em Lorena, as inscrições para o processo seletivo começaram na segunda-feira (6).

Para concorrer ao cargo, o interessado tem que preencher alguns requisitos, como ter idade superior a 21 anos, residir no município de Lorena há pelo menos dois anos, ter experiência comprovada de dois anos na área de defesa ou atendimento aos direitos da criança e do adolescente exclusivamente em Lorena.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, Rita de Cássia Prado Silva, a lei municipal foi adequada a nova legislação federal. “Essa lei municipal é uma lei ampla, que trata da política de atendimento da criança e do adolescente, envolvendo o conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente e o conselho tutelar”, explicou.

A documentação exigida na publicação deverá ser entregue durante o período de inscrições, que serão realizadas até o dia 22 de julho, e o edital está disponível no site da Prefeitura (www.lorena.sp.gov.br), além disso, está fixado em vários órgãos do município, como na Câmara, secretaria de Assistência Social e secretaria de Educação.

A carga horária para o trabalho do Conselheiro eleito será de 8 horas diárias mais os plantões, noturnos e aos finais de semana, que deverão ser realizados. O salário é de R$ 1.871,05 e são 5 vagas para conselheiros tutelares titulares e 5 suplentes.

Segundo Rita, o eleito deverá se dedicar integralmente ao Conselho Tutelar. “Após a posse, o conselheiro terá que se dedicar integralmente ao cargo”.

A prova escrita será realizada, elaborada, aplicada e corrigida pelo curso de graduação e mestrado em Direito do Unisal, no dia 5 de setembro de 2015, e será composta de 40 questões de múltipla escolha e 2 discursivas voltadas para o Estatuto da Criança e do Adolescente e Língua Portuguesa, equivalente ao ensino médio.

A eleição nacional acontece no dia 4 de outubro e a posse será no dia 10 de janeiro de 2016.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?