Exposição fotográfica em Lorena mostra a miséria em Moçambique  

Jornalista foca suas lentes para o cotidiano das famílias que enfrentam crise política, fome, e ainda vivem em harmonia (Divulgação / Bruno Machado)
Jornalista foca suas lentes para o cotidiano das famílias que enfrentam crise política, fome, e ainda vivem em harmonia (Divulgação / Bruno Machado)

Lucas Barbosa
Lorena

Castigado pela violência e miséria, Moçambique é tema de uma exposição fotográfica na Casa de Cultura de Lorena. A ação, que mostra o cotidiano do país, busca arrecadar fundos para um projeto social brasileiro desenvolvido em solo africano.
Em agosto de 2014, o jornalista lorenense, Bruno Machado, 22 anos, desembarcou em Moçambique com o objetivo de captar, através da lente da sua câmera, a vivência e as necessidades dos moçambicanos. Após permanecer um mês na África, acompanhado de dois amigos, Machado registrou cerca de dez mil fotos. As melhores imagens foram reunidas no livro ‘Moçambique Ntiysso’, elaborado para o Trabalho de Conclusão de Curso da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas.
As fotos selecionadas para a exposição ‘África-Moçambique’, mostram a pobreza e as expressões faciais dos moçambicanos, marcadas por uma série de dificuldades diárias.
Desde sua independência de Portugal, em 1975, Moçambique é palco de frequentes conflitos militares, protagonizados por grupos políticos rivais, que buscam o controle do território. Em meio ao fogo cruzado, cerca de 25 milhões de habitantes amargam a miséria e a falta de perspectivas.
Na exposição “África-Moçambique”, diversas imagens mostram a precariedade de locais públicos como escolas, onde a falta de estrutura força professores a transformar o pátio do colégio em sala de aula.
As fotografias de Machado evidenciam também que mesmo sem motivos para comemorar, o povo moçambicano, principalmente as crianças, são sorridentes e brincalhonas. “Foi uma experiência de vida incrível poder acompanhar e registrar o cotidiano deste país que, tem um povo fantástico. Infelizmente, presenciei muita miséria e também ações truculentas por parte do governo. Espero que a minha exposição faça as pessoas abrirem os olhos para essa situação tão complicada que Moçambique, que também utiliza a língua portuguesa, enfrenta há mais de quatro décadas”, ressaltou o jornalista.
Ajuda – Além de partilhar a vivência em solo africano, a exposição “África-Moçambique” busca arrecadar fundos para um projeto de brasileiros a missionários que oferecem atividades culturais e esportivas a crianças moçambicanas.  ‘Este projeto vem ajudando a mudar a vida de muitos jovens africanos que sofrem com a falta de atenção por parte do Estado, e até mesmo dos pais. O objetivo desta exposição também é colaborar na promoção da mudança e melhora do cotidiano de milhares de crianças”.
Os interessados em adquirir fotografias devem entrar em contato com Machado pelos telefones (12) 3152.5802 ou (19) 997596001.

Um comentário em “Exposição fotográfica em Lorena mostra a miséria em Moçambique  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *