Estrutura da Casa da Cultura passa por análise

Prédio precisa de reparos e aguarda vistoria do Condephaat

Da Redação
Lorena

Um dos maiores patrimônios históricos da cidade de Lorena, o Solar Conde Moreira Lima, construído no século XIX e onde foi residência do Conde, serviu para pernoite de figuras históricas como o Imperador Dom Pedro II e a Princesa Isabel, e que atualmente abriga a Casa da Cultura, têm preocupado os historiadores da região devido às condições estruturais.

De acordo com o professor e historiador, Diego Amaro, é necessário envolver a população para o cuidado com o local que é de propriedade da Santa Casa de Misericórdia de Lorena. “É necessário um envolvimento maior para que possamos cuidar desse importante espaço da cidade”.

Atualmente, o local precisaria de reparos imediatos no telhado, parte elétrica e hidráulica. Segundo a secretaria de Cultura, uma restauração de todo o prédio custaria cerca de dez vezes mais que o valor de uma reforma comum, devido à necessidade de estudos e pesquisas. No último dia 18, membros do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) estiveram no prédio para avaliar um reparo feito no prédio anexo. Além disso, foram feitas observações a respeito da necessidade de reparos em outras partes do Solar.

A secretária de Cultura, Mila Trepichio, afirmou que o reparo realizado foi aprovado pelo Condephaat, no entanto, a entidade deve começar a notificar a Santa Casa. “A moça que esteve aqui fazendo a vistoria pelo Condephaat disse que eles vão começar a notificar e multar a Santa Casa. Aí eu disse a ela sobre o decreto lei número 25 de 30 de novembro de 1937 e ela disse que a Santa Casa vai ter que provar que não tem condições de realizar os reparos. Eu respondi que isso é a coisa mais fácil. Nenhuma Santa Casa tem condições financeiras atualmente”.

O referido decreto diz no capítulo 3, artigo 19 que “o proprietário de coisa tombada, que não dispuser de recursos para proceder às obras de conservação e reparação que a mesma requerer, levará ao conhecimento do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional a necessidade das mencionadas obras, sob pena de multa correspondente ao dobro da importância em que for avaliado o dano sofrido pela mesma coisa”.

A secretária informou que passará o decreto à Santa Casa para tentar viabilizar os reparos necessários, caso o laudo que será expedido pelo Condephaat aponte a necessidade, a secretaria de Cultura deve deixar o prédio.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?