Estado inaugura 12 polos da Univesp na região

Cerca de 1,6 mil estudantes ingressam no curso superior; aulas ocorrem à distância

O prefeito Fábio Marcondes durante cerimônia de entrega do polo de Lorena; Univesp inaugura 12 polos na região (Foto: Lucas Barbosa)
O prefeito Fábio Marcondes em entrega do polo de Lorena; Univesp inaugura 12 polos na região (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Regional

Inaugurados na última semana, os 12 polos da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) no Vale do Paraíba começaram a atender cerca de 1,6 mil alunos. De forma gratuita, os estudantes receberão a formação em nível superior na modalidade de EAD (Educação a Distância) em diversos cursos de graduação e pós-graduação.

Os polos da Univesp em Aparecida, Bom Jesus dos Perdões, Caçapava, Cachoeira Paulista, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lorena, Paraibuna, Queluz e Santa Branca foram abertos nesta semana. Com a ampliação do programa, o número de polos saltou para 245 espalhados por todo o estado.

Os aprovados no vestibular, realizado em 21 de janeiro, puderam optar pelos cursos de engenharia da computação, engenharia de produção, pedagogia e tecnologia em gestão pública.

A instituição de ensino, criada em 2011, tem como objetivo oferecer oportunidade para que jovens de baixa renda cursem o ensino superior. Além de acompanharem parte das aulas nos polos físicos, os alunos também estudam através de uma plataforma em AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), onde acessam textos, vídeo-aulas, roteiros de aprendizagem, links para leituras na biblioteca virtual e atividades sob orientação de um tutor online.

O diretor administrativo da Univesp, Ricardo Bocalon, explicou que em contrapartida a implantação dos polos, as prefeituras da região cederam os espaços físicos e os equipamentos eletrônicos necessários para a realização das aulas. “Sem dúvida, a formação em nível superior dará potencial para que esses jovens tenham melhores condições de conseguirem uma boa colocação profissional. Estes novos polos foram possíveis graças ao esforço de diversos prefeitos e vereadores da região, que assim como nós, acreditam que a educação é o melhor caminho para mudar vidas”.

Apontado por Bocalon como um dos principais responsáveis pela chegada do polo em Lorena, inaugurado na última quarta-feira na Escola Municipal Milton Ballerini, o vice-presidente da Câmara, Maurinho Fradique (PTB) comemorou o sucesso da empreitada. “Foi uma luta incessante durante todo o ano passado, junto à secretaria estadual de Tecnologia e Desenvolvimento, em busca da implantação da Univesp em nossa cidade. É importante destacar a grande parceria que tive do prefeito Fábio Marcondes (PSDB)”, lembrou o vereador. “Este resultado positivo demonstra a importância do trabalho conjunto entre o Legislativo e Executivo. Certamente a chegada deste polo será um marco educacional para a cidade”.

O prefeito comemorou a implantação da Univesp em Lorena, que investirá até R$ 200 mil na estrutura e compra de equipamentos eletrônicos, que já conta com a atuação das instituições de ensino superior: USP (Universidade de São Paulo), Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e Unifatea (Centro Universitário Teresa D’Ávila).  “A chegada desta nova universidade demonstra ainda mais que Lorena está na vanguarda educacional no Vale do Paraíba. Além destas renomadas faculdades, também contamos com uma excelente rede municipal e privada de ensino médio e infantil, que tornam o nosso município uma potência educacional na região”, destacou Marcondes.

Vagas – Das quase 1,6 mil oportunidades na região, as vagas foram divididas da seguinte maneira: Aparecida (150), Bom Jesus dos Perdões (100), Caçapava (200), Cachoeira Paulista (100), Guaratinguetá (200), Ilhabela (150), Jacareí (200), Jambeiro (100), Lorena (150), Paraibuna (100), Queluz (100) e Santa Branca (100).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?