Comércio aposta em contas inativas do FGTS para alavancar vendas

Expectativa é que faturamento cresça mais de 2% na região; encontro do Sincomércio reúne empresários em Lorena

O economista Fábio Pina fala durante encontro com lideranças do comércio na região; expectativa para crescimento de 2% (Foto: Lucas Barbosa)
O economista Fábio Pina fala durante encontro com lideranças do comércio na região; expectativa para crescimento de 2% (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Regional

Diante do atual panorama nacional de retração econômica, o Fecomércio- SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) anunciou na última semana que projeta o reaquecimento do setor, e o consequente aumento das vendas, através da injeção dos recursos das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

O assunto foi debatido durante uma reunião organizada pelo Sincomércio (Sindicato do Comercio Varejista), na tarde da última quarta-feira em Lorena.

Uma vez por mês, os Sincomércios da região participam de um encontro para discutirem os principais temas que rondam o mercado e traçarem metas que visam impulsionar a venda dos mais variados produtos.

O principal assunto debatido no encontro em Lorena foi a expectativa de que os recursos das contas inativas do FGTS motivem os consumidores a gastarem mais no comércio local. No final de fevereiro, o Governo Federal anunciou que os trabalhadores que pediram ou foram demitidos até o fim de 2015 teriam direito a sacar o dinheiro do FGTS.

Consumidor em comércio de Guaratinguetá; setor aposta em recursos das contas inativas do FGTS para aumentar vendas (Foto: Arquivo Atos)
Consumidor em comércio de Guaratinguetá; setor aposta em recursos das contas inativas do FGTS para aumentar vendas (Foto: Arquivo Atos)

De acordo o levantamento apresentado na reunião pelo assessor econômico da Fecomércio, Fábio Pina, a estimativa é de que os recursos resultem num crescimento de até 2,1% no faturamento do comércio varejista da região.

O valor foi estabelecido através de uma estimativa de que do montante nacional de R$ 14,7 bilhões, disponibilizado através das contas inativas, aproximadamente R$ 579 milhões esteja concentrado no Vale do Paraíba.

O economista também destacou que ainda que nem todo o dinheiro seja utilizado para o consumo, o varejo pode se beneficiar no médio e longo prazo, já que se o consumidor optar por quitar dívidas ou efetuar novas compras.

O presidente do Sincomércio de Lorena, Nilson Almada, traçou um panorama da expectativa dos comerciantes do município. “Já observamos   um crescimento no número das vendas neste primeiro trimestre do ano, comparado ao mesmo período de 2016, e a tendência é que esta melhora se acentue ainda mais nos próximos meses devido ao uso dos recursos das contas inativas do FGTS. Estamos fazendo o possível para auxiliar os comerciantes no sentido de promoverem mudanças e ações que atraiam mais clientes”.

Almada comentou ainda que o sindicato busca incentivar os comerciantes, principalmente aos que estão começando no ramo, a se capacitar e atualizar sobre as maneiras certas de conduzirem seus negócios, evitando prejuízo e até mesmo a falência. “Infelizmente, muitos estabelecimentos foram fechados desde o início da crise e a maioria esmagadora dos empresários tiveram que cortar gastos, principalmente através da demissão de funcionários. Fica difícil conhecer a porcentagem, mas acreditamos que o comércio crescerá até o fim do ano em Lorena”.

O presidente do Sincomercio de Pindamonhangaba e da coordenadoria leste do sindicato, Antônio Cozzi, comentou os temas discutidos durante o encontro.  “Os indicadores apontam que graças ao recebimento do FGTS, o faturamento do comércio varejista crescerá mais de 2%. O país enfrentou uma recessão histórica, motivada pela fata de gestão governamental, e que refletirá por mais algum tempo. Estamos começando a sentir uma melhora em Pinda, o que está dando motivação para que os comerciantes busquem formulas de aproveitar este momento”, concluiu.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Comércio aposta em contas inativas do FGTS para alavancar vendas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?