Com ressalva de professores, Lorena aprova Plano de Carreira

Secretária da Educação contesta profissionais e confirma participação da categoria da elaboração do projeto

Da Redação
Lorena

Se por um lado, a secretária de Educação de Lorena, Maria Aparecida Ramiro Nogueira, não compareceu à última sessão de Câmara antes do recesso, onde foi votado o Plano de Carreira e Remuneração dos Professores, por outro, os profissionais compareceram em grande quantidade. O projeto, apesar de não agradar completamente a todos os professores, foi aprovado por unanimidade na última segunda-feira (13).

De acordo com o professor e membro da comissão que discutiu a elaboração do Plano de Carreira, Domingos Sávio Aquino Fortes, alguns pontos não favorecem os profissionais. “Eu não posso negar que esse projeto foi um avanço para a categoria. O que a gente lamenta é que alguns pontos não estão bem claros. Esses pontos, depois de aprovados, vêm a prejudicar os professores. O que a gente gostaria é que pudesse ter mais tempo para uma discussão melhor, porque alguns ganhos que a gente já teve, de repente, não está sendo favorecido neste projeto”.

Entre as questões apontadas estão o acúmulo de aulas, já que no plano, o professor que trabalha em dois municípios tem que ter duas horas para chegar à escola. “Eu trabalho em Canas. Eu demoro 15 minutos para chegar aqui, porque que eu vou ter que ter duas horas? Então, são algumas coisas que são incoerentes”, concluiu o professor.

O Plano estabelece ainda o piso salarial para PEB II (Professor de Educação Básica) de R$ 2.254 para 30 horas. Além disso, a cada cinco anos, o profissional poderá mudar de classe e ganhar acréscimo no salário. Cerca de 500 profissionais serão atingidos com a aprovação do plano.

A ausência da secretária foi comentada pelo presidente da Comissão de Educação da Câmara, Padre Coelho (PT). “O que dificultou foi o prazo que foi estabelecido, porque demorou para chegar à Câmara o projeto. Então, o ideal seria que numa sessão viesse a ser discutido e numa outra sessão depois fosse votado”.

Outro lado – De acordo com a secretária de Educação, Maria Aparecida Ramiro Nogueira, a comissão formada por professores participou e ajudou a elaborar o Plano. “O piso salarial de Lorena está acima do piso nacional. Quando foi feita a Lei 170, toda essa comissão participou e ajudou a elaborar. A questão de atribuição de aula também foi elaborada por essa comissão. A questão de remoção e algumas coisas muito específicas da área. Fora isso, todo o plano ele quase que é uma cópia do que já existia”.

Uma das questões já existentes que, segundo a chefe da pasta, houve uma regularização, foi a capacitação do profissional, inclusive, na formação em serviço.

Maria finalizou dizendo que o Plano tem que atender a maioria, não a minoria. “Talvez eu tenha deixado escapar alguma minoria”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?