Com obras de restauração de nascente, Parque Ecológico do Taboão é reaberto após um ano e três meses

Espaço ambiental conta com o plantio de vinte mil mudas e manutenção para eliminar pragas; investimento de quase R$ 560 mil

A entrada do Parque do Taboão, em Lorena, que retoma as visitas presenciais neste sábado (Foto: Thamiris Silva)

Thamiris Silva
Lorena

Em processo de recuperação da margem da nascente modelo (Ipê) com o CBHPS (Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul por meio do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), o Parque do Taboão voltou a abrir as portas para a população.

O espaço é foco de ações que incluíram Lorena no Programa Município Verdeazul.

O trabalho, iniciado em julho de 2019, tem duração prevista de quarenta meses, e já está na fase de manutenção das vinte mil mudas de espécies nativas plantadas.

O investimento total de R$ 559.868,08 é pago por meio de parcelas avaliadas pelo andamento do projeto. Todo o processo é feito por meio dos documentos enviados para o fundo estadual, para avaliação dos gastos e aprovação do trabalho.

O secretário do Meio Ambiente, Radamés Corrêa, destacou que a área estava abandonada há décadas. “O histórico daqui da área, é de fazendas que foram desapropriadas para a construção aqui da barragem, então se tornou tudo pasto. Essa barragem foi desenvolvida por volta do ano de 1965 para amenizar as enchentes que aconteciam no município e até o ano de 2007 essa área estava abandonada”, contou, sobre a necessidade do serviço realizado.

Com o Programa Município Verdeazul, além do reconhecimento aos profissionais e ao município, a Prefeitura garantiu o apoio para a proteção do solo, aumentando a qualidade da água, a melhoria na biodiversidade e qualidade do ar.

O programa, que tem o intuito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, foi criado em 2007 e oferecendo o Certificado Município VerdeAzul às cidades que comprovem propostas de investimento na recuperação ambiental.

Sobre a obra de recuperação da margem da nascente, a secretaria destacou que são dois tipos de processos realizados: o de plantio total e o de enriquecimento na área. O trabalho é realizado por quatro funcionários da Prefeitura, com o auxílio da empresa Ecovale, que exerce três funções: limpeza do terreno, demarcação, adubação, a calagem (preparo do solo para o cultivo agrícola) e depois o plantio. “Eles abrem os berços (covas para plantio), colocam o hidrogel e plantam. Estamos na etapa de manutenção, devido à espécie barquearia (planta), invasora e exótica. Ela compete com as mudas, então precisa ser controlada para que as mudas não sejam mortas”, explicou o secretário.

Parque – Fechado desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o Parque do Taboão retoma o atendimento à população neste final de semana. Os interessados em conhecer o parque podem ir ao local de terça-feira a domingo das 8h às 16h. “Nós ainda continuamos oferecendo mudas para o plantio nas calçadas de forma gratuita. As pessoas que desejam as mudas podem procurar a secretaria e realizar a solicitação”, informou o secretário.

Outras informações sobre o local e os serviços oferecidos podem ser acessados pela rede social oficial do parque, no link instagram.com/secmeioambientelorena.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *