Com a parceria do Sebrae, Lorena atende “comércio de bairro”

Lojistas do Bairro da Cruz participam de palestra sobre técnicas de venda para o Natal; outras regiões devem ser contempladas em 2018

Jovem comerciante atende em um dos estabelecimentos participantes do evento de Sebrae em Lorena (Foto: Lucas Barbosa)
Jovem comerciante atende em um dos estabelecimentos participantes do evento de Sebrae em Lorena (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

A Prefeitura de Lorena e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) desenvolveram um plano de medidas para contribuir com os empresários que possuem estabelecimentos comerciais afastados da região central. A medida teve início pelo Bairro da Cruz, com ação que ofereceu uma palestra sobre técnicas de vendas e reuniu cerca de vinte empresários na última semana.

A chegada do período natalino, uma das datas mais lucrativas para o comércio nacional é marcada na região pela iniciativa de prefeituras e associações comerciais em oferecerem cursos de capacitação para lojistas, quase que exclusivamente para os que atuam na região central. Buscando descentralizar o fornecimento destes ensinamentos e dicas em Lorena, o Sebrae e a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação realizaram uma palestra no último dia 30.

Com o tema “Venda Mais Natal”, a palestra foi ministrada pela consultora  Samia Borges e pelo gerente do Sebrae, Fábio de Paula. Durante o treinamento, foram apresentadas técnicas de marketing e metodologias de atendimento ao cliente, que caso adotadas, podem contribuir para o aumento substancial de vendas no período natalino.

A iniciativa foi elogiada pela universitária e empresária, Larissa Pontes, 21 anos, proprietária da loja “Fazendo a Festa”, que atua há um ano no Bairro da Cruz. “Todos os assuntos abordados foram bem completos e atuais de acordo com a necessidade que o mercado exige. Um dos pontos cruciais foi quanto às técnicas de uso das ferramentas nas redes sociais para a divulgação dos produtos e serviços prestados pela empresa, visto que nos dias atuais com o aumento da popularidade da internet a interação entre o potencial cliente e a empresa é cada vez mais frequente”.

Além de apontar os maiores obstáculos enfrentados pelo “comércio de bairro”, a empresária ressaltou a importância da descentralização dos cursos de capacitação. “A falta de capacitação profissional é uma das principais dificuldades. Embora seja do conhecimento de todos que os resultados de uma empresa estão diretamente relacionados à qualificação do proprietário e dos funcionários, a grande maioria dos cursos e palestras ocorriam no Centro, mas agora com esse projeto de qualificação a dificuldade foi sanada”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Rodrigues, será criado em 2018 um calendário de ações para que os lojistas e funcionários de outros bairros sejam contemplados com os cursos de capacitação. “Nossa expectativa é levar esta ação para outros pontos que possuem um comércio pulsante e consolidado, como no Vila Nunes, Santo Antônio e Cidade Industrial”, exemplificou. “Através desta parceria com Sebrae, faremos o possível para que os empresários tenham o apoio suficiente para conseguirem aumentar o seu faturamento, contribuindo para o desenvolvimento econômico de seus bairros”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?