Clínica Escola da Unifatea oferece atendimento gratuito a população da região

Roseira deve ser a sétima cidade a receber o projeto, que tem apoio de empresários de Lorena

Ação promovida no evento Dia S pela Unifatea; universidade oferece atendimento na saúde gratuito (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Lorena

A graduação na área da saúde na Unifatea oferece os cursos de enfermagem, farmácia, estética e cosmética. E um dos projetos desenvolvidos pelo setor, inserido no Centro Tecnológico da instituição, é a Clínica Escola, que já atendeu na região mais de trinta mil pessoas na área de estomoterapia.
“A nossa enfermagem tem três especialistas na área de estomoterapia (área que trata da atuação nas áreas de estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência anal e urinária). Eles apresentaram um estudo que diminui o tempo de cura da ferida”, explicou a Irmã Zenilde Aparecida Fontes, vice-reitora da Unifatea”.

A Unifatea fazia o atendimento à população através do seu projeto Espaço Saúde, que agora se transformou na Clínica Escola, que está sendo repaginada com a ajuda de empresas como o Valgrup e Coimbra. “Esse grupo quis assumir a clínica porque com a pandemia ficamos com a demanda reprimida de atendimento à população. Nós fazíamos três mil atendimentos por mês de forma gratuita. Então, os empresários abraçaram esse projeto e foi dado início a construção dessa clínica”.

Toda construção da clínica foi feita usando conceitos de automação e sustentabilidade. “Por exemplo, estamos pesquisando se é possível reutilizar a água do vaso sanitário da clínica, com o suporte da Sabesp; o reaproveitamento da água de chuva e tijolos ecológicos feitos pelos nossos alunos de mestrado”, contou a religiosa.

Na sua grande maioria, os atendimentos são para idoso. Os pacientes chegam de diversos municípios da região como Lorena, Queluz, Guaratinguetá, Silveiras, Canas, Cruzeiro, Piquete, Aparecida, Cunha, Sorocaba, Cachoeira Paulista e até de São Paulo e Sorocaba.

Além dos atendimentos de estomias, a Clínica ainda oferece outros atendimentos de enfermagem como Assistência Integral a Gestante e Puérpera, Assistência na Reabilitação de Mastectomizada, Saúde da Mulher – Papanicolau entre outros. Também oferece serviços de farmácia como Acompanhamento Farmacoterapêutico ao Idoso e acompanhamento Farmacoterapêutico à Pacientes com Doenças Crônicas.

Dia S – Além disso, em parceria com o poder público, a Clínica Escola promove os Dias S (Solidariedade, Saúde e Sustentabilidade). No dia 27 de agosto esse evento será realizado em Roseira. Essa será a sétima cidade a ser visitada pelo projeto.  “Todo mês a Unifatea junta sua equipe para atender à população na praça central de uma cidade. E não é apenas o serviço da Unifatea, as empresas que já fazem parte do Centro Tecnológico também vão nos acompanhando, oferecendo seus serviços para a comunidade”.

O centro universitário também oferece para as prefeituras todo processo de automação que o centro universitário possui, como nas áreas da saúde, educação. “Nós verificamos a necessidade das pessoas e oferecemos as soluções”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?