Pindamonhangaba inova e recebe estação de abastecimento de carros elétricos

Medida integra desenvolvimento tecnológico municipal; Prefeitura projeta eletrificar frota de veículos com energia solar

Abastecimento de carros eletrônicos em frente a sede da Prefeitura de Pinda; cidade recebe nova estação (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Pindamonhangaba anunciou, nesta semana, a chegada de uma estação para carros elétricos abastecidos com energia solar. A proposta foca o compartilhamento de veículos, em ação que busca avançar nas medidas de desenvolvimento tecnológico para a cidade.

De acordo com o Município, as baterias da estação de carregamento são alimentadas por energia solar e armazenam a energia gerada. Assim, o excedente retorna para a rede da Prefeitura. O sistema de captação de energia solar e a estação de veículos são criações de uma empresa da cidade. A gestão espera que a iniciativa seja adotada e gere mais empregos.

A ação não gerou custos aos cofres públicos atendendo o objetivo do projeto, que é gerar redução nas despesas municipais, principalmente na conta de energia elétrica como nos gastos com combustíveis na frota de veículos municipais. O secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, anunciou ainda que mais novidades chegarão. “A economia não para por aí. Os veículos elétricos, apesar de terem o preço acima em relação aos veículos de combustível fóssil, possuem custo de manutenção menor. No mundo corporativo, isso se chama redução de TCO (Propriedade do Custo Total, em tradução literal), ou custo total de propriedade, que é a soma de todos os custos de aquisição, manutenção, peças, mão de obra, seguro, depreciação”, comentou.

Esta é a primeira medida para a eletrificação de todos os veículos municipais. Outro processo implantado pela pasta é “uberização”, o conceito de compartilhamento de carros e o uso racional dos recursos municipais. Velloso ressaltou ainda que é preciso fazer a “transformação da máquina pública”, com serviços melhores e custos reduzidos à população.

O prefeito Isael Domingues (PL) comemorou o avanço. “Não há espaço para o ‘sempre foi assim’. Queremos sempre mais e vamos elevar a régua na máquina pública de Pindamonhangaba para que a cidade seja conhecida nacionalmente e, por que não, mundialmente como a que estabeleceu um novo nível de referência”, projetou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?