Cidade Legal entrega novas escrituras e famílias aguardam estudo sobre saneamento básico no Parque das Rodovias

Com avanço nas regularizações, Prefeitura espera por avaliação da Sabesp para implantação de sistema de água e esgoto

Os irmãos Ballerini’s e uma das moradoras de Lorena, que receberam as escrituras na última sexta-feira (Foto: Reprodução PML)

Gabriel Mota
Lorena 

Um grupo de moradores recebeu as escrituras de residências da área ocupada no bairro Parque das Rodovias na última sexta-feira (13). A documentação foi elaborada por meio do programa estadual de regularização fundiária, o Cidade Legal, e entregue durante a visita do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) à cidade.

As tramitações ocorrem desde 2019, quando Lorena assinou um convênio com o Estado para ser contemplada pelo programa. As primeiras trinta escrituras desta área foram entregues em dezembro de 2020. Na última semana, seis moradores receberam a documentação. “Estamos com 322 escrituras em andamento no cartório. Trinta foram entregues na gestão passada. Seis escrituras foram entregues agora, com a vinda do vice-governador e 22 já estão prontas para entregar. As outras 286 estão em andamento no cartório” explicou a secretária de Obras e Planejamento de Lorena, Rosana Reis.

As 22 escrituras que estão prontas aguardam apenas uma sinalização do Estado sobre a data e local em que serão entregues. Já as demais seguem sem uma data e dependem do processo jurídico. “Está em andamento no cartório. Há uma conferência do Cidade Legal e, depois, a liberação para a Prefeitura entregar” completou Rosana.

Uma das principais demandas do bairro, junto à regularização é a implantação de um sistema de saneamento básico que atenda a todos os moradores. Principalmente na área ocupada, moradores vivenciam situações que comprometem a saúde, como esgoto a céu aberto e falta de água encanada.

A pedido do governo de Sylvio Ballerini (PSDB), a Sabesp está avaliando como pode ser feita a implantação do sistema, já que o terreno apresenta inconstâncias geográficas devido à forma como parte das residências na área foram construídas. Segundo levantamento, algumas delas não suportam a passagem de máquinas para a realização do trabalho. “Para a Sabesp dar a avaliação e o valor para a Prefeitura, de quanto ficaria essa obra de infraestrutura, eu acredito que mais um ou dois meses”, avaliou a secretária.

A Prefeitura confirmou também que a obra paliativa de reestruturação da galeria de águas pluviais, para sanar os problemas de alagamento na Rua 4, já foram concluídas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?