Câmara revoga aumento da gratuidade para evitar infração eleitoral em Lorena

Pedro da Vila Brito e Bruno Camargo trocam farpas após acusação de projeto eleitoreiro; proposta havia sido sancionada pelo Executivo

Ônibus de uma das linhas do transporte público de Lorena em ponto central da cidade; votação impediu projeto que poderia ferir lei eleitoral (Foto: Arquivo Atos)
Ônibus de uma das linhas do transporte público de Lorena em ponto central da cidade; votação impediu projeto que poderia ferir lei eleitoral (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Lorena

A Câmara de Lorena aprovou na última sessão, por 12 votos a 4, a revogação do projeto de lei que ampliava o direito à gratuidade do transporte público municipal, para idosos a partir dos 60 anos. A votação foi marcada por troca de farpas entre os vereadores.

Em 2014, o vereador Pedro da Vila Brito (PTB) apresentou um projeto que cobrava a redução de 65 para 60 anos a idade mínima para que os idosos contassem com direito à gratuidade do ônibus municipal, mas o projeto acabou rejeitado. Em junho deste ano, o vereador apresentou novamente a proposta, conseguindo a aprovação. Encaminhada ao prefeito Fábio Marcondes (PSDB), a lei foi sancionada em 30 de junho.

De acordo com os prazos legais, a ampliação do direito à gratuidade deveria entrar em vigor no próximo dia 20, mas devido a Lei Eleitoral, que proíbe uma série de ações durante o período de campanha, o Executivo encaminhou à Câmara o pedido de revogação do projeto para evitar infrações eleitorais.

Em votação tensa, além do autor da lei, Pedro da Vila Brito, votaram de forma contrária ao pedido os vereadores Bello Hipólito (PRP), Luiz Gustavo Guedes (PV) e Lú Fradique (PMN).

Durante a sessão, Bruno Camargo (PMDB) defendeu o pedido de revogação e afirmou que o projeto era eleitoreiro.
Irritado com a afirmação de Camargo, Pedro da Vila Brito se defendeu. “Essa afirmação do Bruno Camargo é falsa, mentirosa e indigna. Dentro do plenário eu sou vereador e não candidato. Quer dizer que trabalhar a favor da população é algo eleitoreiro?” contestou.

O parlamentar revelou ainda que caso seja reeleito buscará apresentar novamente o projeto.

Serviço – O transporte público constantemente é alvo de reclamações em diversos municípios da região. Em Lorena, a empresa ABC Transportes é responsável pelas oito linhas municipais. Com grande utilização de bicicletas e outros veículos leves, o transporte público não possui um número considerável de passageiros, comparado a outras cidades próximas, como Guaratinguetá e Pindamonhangaba.

Para a aposentada Maria Aparecida de Souza, 62 anos, os ônibus oferecem boas condições. “Não tenho o que reclamar. O ônibus que pego para ir e voltar da Cecap praticamente está vazio todos os dias, e parece não ser muito velho. Se a gratuidade diminuísse, para mim seria uma boa, porque eu poderia usar o dinheiro da passagem para comprar outras coisas”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?