Câmara aprova isenção de três meses de aluguel para os comerciantes do Mercadão

Iniciativa do Executivo busca atrair novos empreendedores para o local; Elcinho tem emenda rejeitada

Comerciante inicia mais um dia de trabalho em lanchonete no Mercado Municipal de Lorena; centro comercial terá novos acordos por boxes (Foto: Lucas Barbosa)
Comerciante inicia mais um dia de trabalho em lanchonete no Mercado Municipal de Lorena; centro comercial terá novos acordos por boxes (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

A Câmara de Lorena aprovou por unanimidade na última segunda-feira o projeto do Executivo que concede três meses de isenção do pagamento de aluguel tanto para os comerciantes já instalados como aos que pretendem adquirir um box no Mercado Municipal, o Mercadão.

Após a aprovação, o município iniciou os preparativos para a realização de um novo pregão para a concessão dos espaços restantes.

Reinaugurado há pouco mais de nove meses, o espaço comercial do Mercadão foi dividido em 44 boxes. Já que depois de três pregões somente 18 foram alugados, em março um decreto Executivo reduziu o valor do metro quadrado dos boxes de R$35 para R$ 17,5.

Complementando esta iniciativa de impulsionar o interesse pelos espaços, o prefeito Fábio Marcondes (PSDB) encaminhou um projeto pedindo a isenção do aluguel de três meses para os comerciantes.

A iniciativa do chefe do Executivo agradou os trabalhadores, já que em entrevista ao Jornal Atos no final do mês passado, o proprietário de uma lanchonete, Flávio Oliveira e a vendedora de frios e doces, Heloísa Helena da Silva afirmaram que a proposta, caso aprovada, os ajudaria muito a fechar as contas no azul.

Após a aprovação unânime do projeto, o vereador Elcio Vieira Junior, o Elcinho (PV), apresentou uma emenda que cobrava ao invés de três meses, a isenção de aluguel para 36 meses. Visto pela maioria dos parlamentares como um pedido inviável, a proposta foi rejeitada por 9 a 7, após os votos dos vereadores Bruno Camargo (PSDB), Bruno Ribeiro, o Bruninho (PPS), Beto Pereira (DEM), Cleber Maravilha (PRB), Fábio Matos (PC do B), Luiz Francisco de Lima, o Luizão (PSDB), Samuel de Melo (PTB), Wander da Silva, o Wandinho (PSDB) e Washington Batista, o Washington da Saúde (PPS).

O resultado da sessão foi comemorado pelo o diretor administrativo do Mercadão, Benedito Donizetti Rosa. “Esperamos que essa iniciativa motive mais empreendedores enxergarem o Mercadão como um local atrativo. A Prefeitura tem feito todo o possível para contribuir com o trabalho dos comerciantes, e não descartamos promover outras isenções no futuro”.

O diretor detalhou quais serão os próximos passos na busca pela atração de novos comerciantes para o centro comercial. “Nos próximos dias iniciaremos os tramites burocráticos para que em breve seja realizado um novo pregão para tentarmos alugar os 28 boxes restantes. Estamos otimistas, já que após a notícia que o valor do metro quadrado foi reduzido muitos interessados estão nos ligando em busca de informações”.

Um comentário em “Câmara aprova isenção de três meses de aluguel para os comerciantes do Mercadão

  • 20 de abril de 2017 em 08:18
    Permalink

    MERCADÃO MUNICIPAL de LORENA Bela OBRA PARABÉNS ao povo Lorenense
    Pena é que está sendo desviado sua função principal , que era de encurtar a distancia entre o produtor e o consumidor, era para ser um espaço ocupado por produtores que levariam para a cidade produtos frescos e preços menores isso beneficiaria o produtor rural e a população urbana . MAS o que se vê é o espaço sendo tomado por atravessadores . PAGAR 35,00 reais o metro quadrado ,mais taxa de condomínio , isso é incompatível com a realidade do produtor da região . daria mais de 700,00 reais mensais . por esse valor aluguel-se um ponto para uma Quitanda que não tem a concorrência de mais uma dezena como é no mercado QUEM SABE UM DIA OS ADMINISTRADORES ACORDAM PARA A REALIDADE ! assim a população Lorenense seria a grande beneficiada com essa bela estrutura . MEU nome é ADEMAR LIGABO sou produtor rural .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *