Cai mortes por AIDS em Lorena

Agentes adotam visitas em empresas, escolas e instituições para conscientização

Da Redação
Lorena

A taxa de mortalidade por Aids cai ano a ano. Segundo dados do Ministério da Saúde, na última década, os números tiveram uma redução de 13% em todo o País. Seguindo na mesma mão, Lorena registrou uma queda de mais de 50% em 2015, se comparado a 2014.
De acordo com a coordenadora do programa DST HIV Aids, Monique Fernandes, a intensificação na abordagem teve início há um ano. Neste período, o número de mortes caiu de 13 para 6. “E esse ano prometemos que faríamos uma busca mais ativa. Com isso, ao final do ano, tivemos o número de seis mortes em 2015”.
O maior problema registrado em todo o Brasil é que mesmo com a redução da mortalidade pelo vírus HIV, o transmissor da Aids, os índices de contaminação entre a população jovem continuam crescendo.
A coordenadora ressaltou a importância do paciente participar do programa. “As pessoas estão entendendo que não se morre de HIV. Se você tem a medicação que é oferecida aqui pelo governo, está à sua disposição, tem mais é que tomar, e vai ter uma qualidade de vida melhor. Então, é aí que está o ‘x’ da questão”.
Atualmente, fazem parte do tratamento no município cerca de quatrocentos pacientes. Parte dos diagnosticados com o vírus recebem acompanhamento de um psicólogo. Nem todos tomam a medicação. Uma parte se recusa pela boa qualidade de vida que apresentam.
As abordagens são realizadas em indústrias, escolas e instituições como a Fundação Casa. A equipe conta com um médico, e possui um agendamento para os interessados em convidar o programa para realizar ações de conscientização.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?