Biblioteca contemplada com R$ 23 mil em equipamentos de acessibilidade visual

Investimento do Estado reforça espaço para atender portadores de deficiência em Lorena

Biblioteca Lorena (8)
Crianças curtem leitura em área infantil da Biblioteca Municipal; serviço aguarda investimento estadual para assistência e acessibilidade (Foto: Arquivo Atos)

Rafaela Lourenço
Lorena

Lorena intensificou o investimento na inclusão e acessibilidade em áreas como educação e cultura. A Biblioteca Municipal Sérvulo Gonçalves recebeu nesta semana um investimento de R$ 23.130 em equipamentos para pessoas portadoras de deficiência visual. Além de Lorena, apenas Taubaté foi contemplada na região.

A partir da próxima semana, os portadores de deficiência visual da cidade serão auxiliados e respaldados por equipamentos específicos para cada grau de deficiência.

No último dia 15, o secretário de Educação de Lorena, Júlio Brebal esteve no Palácio dos Bandeirantes acompanhado de mais 54 representantes de cidades paulistas vencedoras do concurso “Acessibilidade nas Bibliotecas”. Lorena recebeu o kit contendo um digitalizador e leitor automático Sara – PC Scanner com voz, ampliador de caracteres de mesa viva color 17 polegadas, mouse trackball big track, teclado adaptado para baixa visão, sendo USB com letras brancas e teclas pretas, um microcomputador prodesk HP’400 G3 com sistema operacional Windows 10, mouse HP USB, teclado HP USB e monitor AOC LED 19,5’.

Segundo a bibliotecária da Sérvulo Gonçalves, Rosangela Malerba, a conquista destes equipamentos é resultado da inscrição no sistema de bibliotecas públicas do Estado de São Paulo, para o concurso realizado pela secretaria da Pessoa com Deficiência Visual e Deficiência Motora. “Mandamos o projeto em 2016 e entre os 520 municípios do estado, 62 bibliotecas foram selecionadas e o nosso projeto também”, contou.

Entre os pré-requisitos estavam a mobilidade como rampas de acesso, estacionamento especial para deficiente e principalmente a mobilidade no interior da biblioteca. Como Lorena atingiu todas exigências, teve seu projeto aprovado.

De acordo com a bibliotecária, os equipamentos serão instalados num espaço que está sendo reorganizado especialmente para os portadores de deficiência visual. Será destinado também um acervo de mais de 250 livros em braile. Rosangela destacou que a secretaria deve solicitar que a Sérvulo Gonçalves envie um funcionário para ser capacitado a atender o público.

“Estamos sempre procurando reequipar nossa biblioteca para que ela seja referência do Vale. Temos uma história cultural maravilhosa, não podemos deixar isso para trás e sim integrar essas pessoas para fazerem parte da nossa cultura, que é tão rica”.

A biblioteca é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?