Após Pinda, estelionatários tentam aplicar ‘Golpe da UTI’ em Lorena

Criminosos se passam por médicos e cobram dinheiro de familiares; suspeita é que quadrilha seja do Mato Grosso

Leito na Unidade de Tratamento Intensivo; estelionatários tentam aplicar golpe em familiares de pacientes (Arquivo Atos)
Leito na Unidade de Tratamento Intensivo; estelionatários tentam aplicar golpe em familiares de pacientes (Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Lorena

Após fazer vitimas em Pindamonhangaba, estelionatários tentaram aplicar na manhã da última sexta-feira um golpe na família de um paciente que está internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) da Santa Casa de Lorena. Os criminosos se passaram pelo médico durante uma ligação e cobraram a quantia de R$ 1,5 mil para a realização de um exame.
De acordo com a vítima, que pediu para que seu nome fosse preservado, sua mãe recebeu uma ligação por volta das 10h, e um homem tentou se passar pelo médico cardiologista que está cuidado do seu marido. O idoso, que tem 75 anos, prepara-se para fazer uma operação de angioplastia, na próxima semana. Após coletar alguns dados com a idosa, o golpista telefonou para a filha da vítima e afirmou que era necessário um depósito de R$ 1,5 mil para a realização de um exame de tomografia. “Falei para ele que eu preferia efetuar o pagamento em seu consultório, mas ele ficou nervoso e disse que o dinheiro não deveria ser pago pessoalmente, mas sim em uma conta bancária. Logo no começo da ligação, desconfiei da voz que não parecia com o do médico que está cuidado do meu pai. Insisti em pagar pessoalmente e ele acabou desligando o telefone”, relatou.
A vítima relatou que seu marido a alertou sobre o golpe, que leu em uma matéria do Jornal Atos, publicada no último dia 23, que estelionatários estão aplicando o mesmo golpe em Pindamonhangaba. “Nossa esse crime é um absurdo, eles se aproveitam do nosso desespero para enganar as famílias. Mas, sorte que meu marido tinha visto a matéria no jornal e me avisou que era um golpe. Tomara que outras famílias não caiam nessa armadilha”.
Após a tentativa de golpe, a vítima entrou em contato com o delegado do 1° Distrito Policial de Pindamonhangaba, Vicente Lagioto, que havia denunciado a modalidade do golpe ao Jornal Atos. De acordo com a moradora de Lorena, ela registrará um boletim de ocorrência ainda nesta semana.
Histórico – Desde o começo do ano, estelionatários, que utilizam telefones do Mato Grosso, vêm tentando aplicar golpes em familiares de pacientes internados em UTI´s de hospitais de Pindamonhangaba.
De acordo com Lagioto, os estelionatários entram em contato por telefone com as instituições médicas, se passando por médicos, e solicitam informações de nomes e contato familiar dos pacientes que fazem tratamento na UTI. Na sequência, os criminosos ligam para os parentes do internado, fingindo serem representantes do hospital, e afirmam que necessitam de um depósito bancário para a realização de um procedimento médico ou até mesmo exames. Até o momento, dois hospitais de Pinda já foram vitimas do golpe.
A investigação já foi iniciada, mas até o momento os criminosos não foram localizados.
Santa Casa – Em nota oficial, a Santa Casa de Lorena ressaltou que não faz nenhum contato telefônico direto com familiares de pacientes para solicitar depósitos de procedimentos que serão realizados. A instituição orienta que caso algum familiar ou acompanhante receba uma ligação de pessoas que se dizem ser do hospital para tratar desses assuntos, não faça nenhuma movimentação financeira e acione imediatamente a polícia.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Após Pinda, estelionatários tentam aplicar ‘Golpe da UTI’ em Lorena

  • 1 de fevereiro de 2016 em 12:46
    Permalink

    Olá. Este caso houve com a gente aqui. Minha mãe está na UTI de Lorena tbm. O suposto médico nos ligou. E pediu 1500 reais.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?