Cheiro de gasolina invade residências e preocupa Defesa Civil de Aparecida

Odor que sai de bueiros e ralos provoca náuseas e falta de ar em moradores

Agentes da Defesa Civil e bombeiros inspecionam casas do Itaguaçu à procura de vazamento (Colaboração)
Agentes da Defesa Civil e bombeiros inspecionam casas do Itaguaçu à procura de vazamento (Colaboração)

Rafael Rodrigues
Aparecida

Os moradores da rua Itaiguara, no bairro do Itaguaçu, em Aparecida, têm sofrido com o forte odor de combustível que sai dos ralos das casas há cerca de uma semana. Eles reclamam que o cheiro tem causado náuseas, enjôos e dores de cabeça não só em crianças, mas também em idosos.
A dona de casa, Maria Gorete, se queixou de que em sua residência o cheiro de gasolina está deixando sua neta com vários desses sintomas. “Minha neta está enjoada e com náuseas por causa do cheiro que está saindo do ralo do banheiro que ela dorme. Eu mudei de quarto, mas em todos os ralos estão saindo esse odor forte e deixando a gente doente”.
De acordo com ela, já não é a primeira vez que isso acontece no bairro. No ano passado o problema havia acontecido devido a um duto do posto de gasolina localizado na avenida Itaguaçu. “Eu também passei por esse problema por causa de um duto do posto de gasolina que tem na rua de cima, no ano passado. Na época resolveram o problema, mas agora aconteceu de novo”.
Na casa da dona Maria de Fátima quem tem sofrido com o problema é seu bisneto, que também tem passado mal com o forte cheiro de gasolina que sai dos ralos. “Eu tenho um bisneto pequeno e o cheiro está muito forte. De noite a gente não consegue dormir porque chega a dar falta de ar, e estou tendo que deixar a casa aberta de noite porque está sem condições”.
Outra moradora da rua que reclamou do cheiro foi Bernadete Silva, que nem tem ficado mais em casa por conta do odor. “Eu tive de ficar o dia inteiro fora de casa porque a situação estava insuportável, e não tinha condições de ficar lá por causa do cheiro forte que estava me causando náusea”.
A Defesa Civil foi acionada e comunicou o Corpo de Bombeiros, que constatou o problema e notificou a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para avaliar as causas e os perigos.
De acordo com o engenheiro da Companhia, Paulo Guedes, uma equipe técnica esteve no local na terça-feira, e com o apoio do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) investigou a origem do cheiro. Ele não conseguiu precisar se realmente o odor de combustível vem do posto de gasolina localizado na rua de cima.
Apesar de não confirmar a origem do cheiro, Guedes disse que a Cetesb solicitou algumas mudanças no estabelecimento para evitar problemas pontuais que possam causar ou que até mesmo causaram algum tipo de vazamento.
Como as mudanças propostas devem demorar a serem cumpridas pela empresa, nesse meio tempo a Cetesb solicitou que o Saae envie um caminhão-pipa para o local, a fim de jogar água na tubulação numa tentativa de amenizar o cheiro, que segundo ele, já está diminuindo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?