Após levantamento sobre fluxo de carros, Lorena estuda melhorias para o trânsito

Motoristas e motociclistas cobram vagas de estacionamento; zona azul é apontada como alternativa

Fluxo de veículos por volta das 13h, na rua Monte Castelo; local é um dos pontos de atenção de levantamento para melhorias no trânsito da cidade (Foto: Lucas Barbosa)
Fluxo de veículos por volta das 13h, na rua Monte Castelo;  um dos pontos de atenção de levantamento do trânsito da cidade (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Lorena

Com o objetivo de traçar um plano de melhorias para o sistema de trânsito de Lorena, a Prefeitura realizou nas duas últimas semanas a medição do fluxo de veículos em pontos estratégicos do município. O levantamento auxiliará o Executivo a promover mudanças que atendam as principais reivindicações dos motoristas e motociclistas.

Desde a manhã do último dia 23, agentes da secretaria de Trânsito e Transportes utilizam um equipamento eletrônico para contabilizar o número de automóveis que trafegam pela avenida Doutor Peixoto de Castro e pela rua Monte Castelo, localizadas no Vila Zélia. As medições, concluídas na noite da última sexta-feira, foram realizadas em horários de grande fluxo de veículos, como das 12 às 14h e das 17h às 19h.

De acordo com o secretário interino de Trânsito e Transportes, Djalma Diniz, que comanda uma equipe de 24 agentes, as vias foram escolhidas para a contagem porque diariamente concentram um tráfego intenso ocasionado pela saída de estudantes de diversas instituições de ensino. “Após analisarmos os dados obtidos durante estas duas semanas de medição, teremos condições de elaborar um estudo de melhorias que futuramente deverá ser aplicado neste trecho da cidade. Assim, além de melhorar o tráfego, serão realizadas mudanças que garantam uma segurança ainda maior para os motoristas, ciclistas e pedestres”.

O trabalho de contagem dos automóveis chamou a atenção de motoristas e motociclistas, que trafegavam pelo Vila Zélia no início da tarde da última quinta-feira.

Para o engenheiro agrônomo Luís Flávio Ferreira, 39 anos, mesmo nos últimos anos havendo melhorias no sistema de trânsito do município, são necessárias mais mudanças. “A Prefeitura tem que implantar a zona azul no Centro, porque é impossível conseguir uma vaga para estacionar. Também acho que deveriam colocar mais agentes de trânsito para fiscalizar a cidade no horário de pico, porque tem muita gente imprudente que corta pela direita ou fica falando no celular”.

A aposentada, Rosana Aparecida dos Santos, 59 anos, também sugeriu melhorias. “Já que as ruas do Centro são tão estreitas, deveria ser proibido estacionar em qualquer um dos lados. Outras coisas que precisam melhorar é colocar mais semáforos nos bairros afastados, e também começar a punir os ciclistas que andam na contramão”.

Já o vendedor externo, Edson Nascimento, 32 anos, que utiliza sua motocicleta pra trabalhar, cobrou mais vagas de estacionamento especificas para o veículo no Centro. “Está na cara que o número de motos cresceu muito nos últimos anos em Lorena, mas os bolsões não acompanharam. Sobre o trânsito, acho que os agentes estão fazendo um bom trabalho, principalmente nas partes de pintura e sinalização. Acho que falta um pouco também de educação dos motoristas”.

Informado pela reportagem do Jornal Atos sobre as principais reivindicações dos entrevistados, o secretário interino de Trânsito e Transportes afirmou que elas serão analisadas.

Em relação ao pedido de implantação da zona azul (estacionamento rotativo) no Centro, Diniz relembrou que no início de 2017 a Prefeitura encaminhou um projeto à Câmara solicitando autorização para que a medida fosse colocada em prática. Mas no fim de maio, o Legislativo rejeitou o pedido por 9 votos a 8.

O chefe da pasta revelou que apesar da primeira negativa, o projeto será novamente encaminhado à Câmara até o fim deste ano.

Mobilidade desafio – Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, em dez anos, dobrou a quantidade de veículos. De acordo com a pesquisa da Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), publicada em 2017, o Médio Vale totaliza 263,9 mil veículos. Lorena e Cruzeiro aparecem com 2 e 2,07 habitantes por automóvel, respectivamente.

O cenário cresceu consideravelmente nos últimos cinco anos. Segundo a Seade, Lorena possui 42,3 mil veículos, o equivalente a dois habitantes por carro e moto. Cruzeiro (cidade com população próxima) possui 37,8 mil e 2,07 habitantes por veículo. Na região, a cidade que registrou o maior número de automóvel por morador foi Guaratinguetá, com 65,5 mil para 1,76 pessoas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?